Programa Iluminuras entrevista presidente do STJ sobre a carreira de juiz
"Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa, um dos livros mais importantes da literatura brasileira e lusófona. A obra foi publicada em 1956 e desta primeira edição, foram impressos, fora de comércio, apenas vinte exemplares, em papel Bíblia, assinados pelo autor. Encontramos esta obra rara na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal. Essa e outras atrações no programa "Iluminuras" desta semana que a TV Justiça leva ao ar nesta quarta-feira (7), às 22h, com reprises na sexta-feira, às 18h, sábado, às 21h, e terça-feira, às 13h30.
O quadro "Encontro com Autor" apresenta uma entrevista com o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha. Ele fala sobre a obra: “Cartas a um Jovem Juiz – Cada Processo Hospeda uma Vida”, lançada recentemente. Na entrevista, o ministro destaca as virtudes essenciais que as pessoas devem possuir para ingressar na magistratura: “A temperança é fundamental. É certo que o preparo intelectual é absolutamente necessário, mas, como diz Carlos Drummond de Andrade, os lírios não brotam dali. É preciso que a gente tenha consciência disso, porque na verdade, nós não julgamos só com os nossos conhecimentos racionais, mas também com a inteligência emocional que nós temos”.
No quadro "Ex-Libris", os livros preferidos do promotor de Justiça Bruno Amaral Machado. Ele é mineiro e vive em Brasília desde 1992. Bruno também é professor, master em Criminologia Crítica e doutor em Sociologia Jurídico-Penal.
E o programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabam de chegar às livrarias. São eles: “Processo Coletivo do Trabalho”, de Ives Gandra Martins Filho, da Editora LTR; e “Ação Civil Pública e Meio Ambiente”, de Marcelo Buzaglo Dantas, da Editora Saraiva.
O "Iluminuras" agora também está no You Tube. Para ver este programa, basta acessar www.youtube.com.br/stf.
Fonte: TV Justiça