Programa Academia debate a corrupção no Brasil

20/09/2009 08:00 - Atualizado há 9 meses atrás

“Corrupção política: uma patologia social”, é a dissertação de mestrado, em destaque no "Academia" desta semana. A autora é Ana Cristina Melo de Pontes, mestre em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O tema, segundo Luiz Augusto Fraga Navarro, secretário executivo da Controladoria Geral da União, ainda engatinha no meio acadêmico, embora seja velho conhecido da sociedade. “O importante é delinear todas as dimensões da corrupção. Falar apenas que ela é endêmica ou epidêmica é muito pouco. O importante é entender esse fenômeno e buscar soluções”, defende.

Navarro é um dos debatedores convidados do programa, junto com Ivaldo Lemos Júnior, promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal. Durante o programa, o promotor lembra que “o Ministério Público é uma instituição mais nova que a corrupção”, e questiona se, “o pecado original da nossa corrupção vem de uma questão moral ou política?”. 

O programa também apresenta o perfil do criminalista Evandro Lins e Silva, acadêmico e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal. As últimas publicações do mercado editorial jurídico, no quadro "Teses", e as dicas e orientações de Álvaro Osório do Valle Simeão, mestre em Direito das Relações Internacionais, no quadro "Mestres e Doutores".

O "Academia" também quer a sua participação, entre em contato através do e-mail academia@stf.jus.br.

O Academia vai ao ar domingo às 20h30, pela TV Justiça, com reprises na quarta-feira, às 19h30, e quinta-feira, às 10h.

 

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.