Credenciamento de imprensa para julgamento de Battisti termina às 18 horas de hoje (8)
Veículos de comunicação interessados em acompanhar o julgamento do pedido de extradição do italiano Cesare Battisti, marcado para a próxima quarta-feira (9), devem solicitar credenciamento na Coordenadoria de Imprensa do STF até as 18 horas desta terça-feira (8).
Os veículos de comunicação interessados em acompanhar o julgamento do pedido de extradição do italiano Cesare Battisti, marcado para a próxima quarta-feira (9), devem solicitar credenciamento na Coordenadoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (8). O julgamento está previsto para começar às 9h no Plenário STF. O relator do caso é o ministro Cezar Peluso.
Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por acusação de quatro assassinatos ocorridos entre 1977 e 1979. O governo italiano pediu a sua extradição depois que ele foi preso em março de 2007. Desde então, Battisti está no presídio de Brasília onde aguarda a decisão do STF.
Em razão do grande interesse da mídia nacional e internacional sobre o caso, o credenciamento prévio dos jornalistas deverá ser feito das 9h às 18h de terça-feira. Os profissionais da imprensa deverão enviar fax, em papel timbrado, para o número (61) 3322-1431, com as seguintes informações: nome do veículo, nome do jornalista com número do documento de identidade e do registro profissional. A confirmação do credenciamento pode ser feita por meio do telefone (61) 3217-4480.
As credenciais serão entregues no Edifício-Sede do STF, 2º andar, sala 229-A, sendo uma para cada veículo de comunicação, tendo em vista a limitação de cadeiras no Plenário. Todos devem retirar essas credenciais até as 18 horas do dia 8 de setembro, uma vez que não haverá expediente no Tribunal na segunda-feira em virtude do feriado nacional.
Serão reservados 30 lugares para a imprensa no Plenário e a ocupação será feita por ordem de chegada. Para os jornalistas que não conseguirem lugar dentro do Plenário, haverá um telão instalado no segundo andar do Edifício-Sede, em frente ao Salão Nobre, por meio do qual poderão assistir ao julgamento, em tempo real. A estrutura montada para a imprensa inclui computadores, acesso à Internet e impressora.
No dia do julgamento, o acesso ao Plenário será pela portaria principal, em frente à Praça dos Três Poderes.
Cobertura e transmissão
As imagens da sessão de julgamento serão geradas exclusivamente pela TV Justiça. O sinal estará disponível para todas as emissoras interessadas no Centro de TV da Embratel, em tempo real.
Já para repórteres-fotográficos, o acesso será liberado, com a devida identificação na entrada do Plenário mediante apresentação de documento de identidade, com foto (RG ou Carteira Nacional de Habilitação). As câmeras deverão ser posicionadas exclusivamente em tablado montado de frente para a bancada dos ministros, não sendo permitido qualquer deslocamento lateral por parte dos profissionais de fotografia.
O sinal de rádio será franqueado pela Rádio Justiça, por meio da frequência FM 104,7 MHz, no Distrito Federal, ou via satélite. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Justiça (canal 53-UHF, em Brasília; SKY, canal 117) e pela Rádio Justiça (104.7 FM, em Brasília), inclusive pela Internet.
Trajes
De acordo com normas internas do Tribunal, a entrada no Plenário requer o uso de terno e gravata, para homens, e vestidos, tailleurs (saia abaixo do joelho e blazer), ou ternos (calça e blazer de manga comprida), para mulheres.
CM/EH
Leia mais:
25/08/09 – STF deve julgar extradição de Cesare Battisti no dia 9 de setembro