Tribunal de Justiça do Maranhão vai adiar força-tarefa para acelerar Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça

27/08/2009 16:16 - Atualizado há 9 meses atrás

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Raimundo Cutrim, visitou nesta quinta-feira (27/08) o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, para pedir o adiamento, até dezembro, da força-tarefa organizada pela Corte Estadual para julgar processos nas cidades de Bacabal, Timon e Imperatriz. Cutrim alegou que somente retardando essa força-tarefa o Tribunal poderá se empenhar com todo afinco nas metas determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Judiciário nacional.

A Meta 2, estabelecida pelo CNJ, mobiliza tribunais a identificar os processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para o julgamento de todos aqueles que foram distribuídos até 31 de dezembro de 2005. Tudo é feito sob a coordenação do Conselho.

Ao agilizar a tramitação dos processos, a medida visa melhorar o serviço jurisdicional e permitir a ampliação do cidadão brasileiro à justiça. O compromisso foi firmado durante o 2º Encontro Nacional do Judiciário, realizado em fevereiro último, quando tribunais brasileiros traçaram 10 metas para serem alcançadas até o final deste ano.

 

CF/AM

 
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.