STF recebe visita de participantes do VI Encontro Nacional do Cerimonial do Judiciário
O Supremo Tribunal Federal recebeu hoje (30/08) a visita dos participantes do VI Encontro Nacional do Cerimonial do Judiciário (Enceju). Dezenove estados marcaram presença – e foram representados por 70 cerimonialistas dos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais Regionais do Trabalho, Ministério Público, Tribunal de Alçada, Tribunal Regional Federal da 1ª, 3ª e 5ª Regiões, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.
“Este encontro deu unidade aos procedimentos dos protocolos dos três Poderes. Não existe literatura na área de cerimonial, e sim a experiência”, disse Marta Baena, chefe do cerimonial do STF.
Marta Baena ainda lembrou da existência de um projeto na Câmara dos Deputados que regulamenta a profissão de cerimonialista, já tendo sido aprovado pelo Senado.
“O Comitê Nacional de Cerimonial Público, o CNCP, tem 10 anos de existência e ministra nessa área desde a sua fundação”, afirmou Marcílio Renaux, atual presidente e fundador do CNCP. Ele também ressaltou que o curso dá uma visão ampla da importância da atividade de cerimonial no Judiciário em todo o país.”
O grupo de visitantes conheceu o Salão Branco, o Salão Nobre, o Plenário, a TV Justiça e outras dependências do Supremo. No Plenário, receberam informações sobre o procedimento do cerimonial do Supremo nas posses dos presidentes e dos ministros da Casa.
O encontro, que sempre ocorre em Brasília no mês de agosto, teve a duração de 30 horas no período de três dias. Cada participante ganhou um CD-ROM – no qual estão inseridas informações das aulas ministradas.
Participantes do
#EC/JA//AM