Programa Iluminuras entrevista autora sobre a Lei do Petróleo
No programa "Iluminuras" desta semana, uma obra rara da Biblioteca do Senado Federal chamada “As Farpas”, de Ramalho Ortigão. O livro foi publicado em Lisboa, em 1887, e traz os costumes da sociedade portuguesa da época. Originalmente, o mensário “As Farpas” foi publicado entre 1871 e 1883, como crônica mensal da política, das letras e dos costumes, assinados por Ramalho Ortigão e Eça de Queiroz, que precisou se afastar do trabalho depois de ter sido nomeado cônsul. A TV Justiça apresenta versão inédita do programa nesta quarta-feira (12), às 22h, com reprises na sexta-feira, às 18h, sábado, às 21h, e terça-feira, às 13h30.
O quadro "Encontro com Autor" mostra uma entrevista com a advogada, mestre em Direito do Estado e doutora em Energia, Maria D’Assunção Costa. Ela fala sobre sua mais recente obra: “Comentários à Lei do Petróleo”. A autora comenta sobre os desafios que a Agência Nacional do Petróleo enfrenta: “… a Agência Nacional do Petróleo, a ANP, desenvolveu um trabalho brilhante nesses dez anos. Ela é dotada de um corpo técnico excelente e fez tudo dentro daquilo que era possível fazer. Mas até por uma falta de cultura das agências, a ANP sofreu algumas questões no meio desses dez anos, que não permitiram que ela desenvolvesse todo o potencial para que foi criada. E uma das coisas que eu até aponto aí no capítulo da ANP no livro é toda a questão orçamentária e a questão de contingenciamento de recursos e tudo o mais …”.
No quadro "Ex-Libris", a biblioteca pessoal do professor da Universidade de Brasília Menelick de Carvalho Neto. Ele é doutor em Direito e é um apaixonado por livros. Menelick recebeu a equipe do Iluminuras para falar sobre as obras e autores preferidos.
E o programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias.
Fonte: TV Justiça