Programa Cortes Supremas mostra balanço da participação internacional do Supremo Tribunal Federal

12/08/2009 12:00 - Atualizado há 9 meses atrás

No programa "Cortes Supremas" desta semana, um balanço da atuação do Supremo Tribunal Federal do Brasil no cenário internacional, por meio de comissões e conferências internacionais, além de acordos de cooperação e intercâmbio na área jurídica.

O programa da TV Justiça também mostra que, no Chile, a Corte Suprema confirma penas a repressores durante a ditadura militar e, no Paraguai, a Corte Suprema determina a prisão domiciliar do ex-ministro do interior, Sabino Augusto Montanaro, por crimes contra a humanidade. Montanaro foi ministro durante a ditadura militar de Alfredo Stroessner. Em entrevista ao programa, o juiz de sentenças Andrés Casati fala sobre o julgamento do ex-ministro. “Eu ordenei a prisão preventiva. O ex-ministro conta com sete processos, todos de crimes de lesa humanidade e tortura com resultados de morte”, explica. 

E ainda: na Colômbia, o Relatório da Unidade Nacional de Justiça e Paz da Procuradoria revela que grupos paramilitares foram responsáveis pelo assassinato de 21 mil pessoas, nos últimos 22 anos, além do recrutamento de crianças e sequestros. Já no Vietnã, crianças de vilarejos distantes aprendem sobre os direitos da infância.

O programa inédito vai ao ar nesta quarta-feira (12), às 21h, com horários alternativos na sexta-feira, às 13h30, sábado, às 20h, e segunda-feira, à meia-noite.

 

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.