Programa Cortes Supremas mostra balanço da participação internacional do Supremo Tribunal Federal
No programa "Cortes Supremas" desta semana, um balanço da atuação do Supremo Tribunal Federal do Brasil no cenário internacional, por meio de comissões e conferências internacionais, além de acordos de cooperação e intercâmbio na área jurídica.
O programa da TV Justiça também mostra que, no Chile, a Corte Suprema confirma penas a repressores durante a ditadura militar e, no Paraguai, a Corte Suprema determina a prisão domiciliar do ex-ministro do interior, Sabino Augusto Montanaro, por crimes contra a humanidade. Montanaro foi ministro durante a ditadura militar de Alfredo Stroessner. Em entrevista ao programa, o juiz de sentenças Andrés Casati fala sobre o julgamento do ex-ministro. “Eu ordenei a prisão preventiva. O ex-ministro conta com sete processos, todos de crimes de lesa humanidade e tortura com resultados de morte”, explica.
E ainda: na Colômbia, o Relatório da Unidade Nacional de Justiça e Paz da Procuradoria revela que grupos paramilitares foram responsáveis pelo assassinato de 21 mil pessoas, nos últimos 22 anos, além do recrutamento de crianças e sequestros. Já no Vietnã, crianças de vilarejos distantes aprendem sobre os direitos da infância.
O programa inédito vai ao ar nesta quarta-feira (12), às 21h, com horários alternativos na sexta-feira, às 13h30, sábado, às 20h, e segunda-feira, à meia-noite.
Fonte: TV Justiça