Racismo no futebol e aferição de radares de trânsito na programação da Rádio Justiça
Regra do Jogo: racismo no futebol e fraude na arbitragem do Brasileirão
Ministério Público do Mato Grosso investiga suposto esquema de fraude na arbitragem das três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro. O objetivo seria favorecer determinados clubes na competição. Confira os detalhes no programa desta semana, que também fala sobre um caso de racismo no futebol brasileiro: o argentino Maxi López, do Grêmio, teria ofendido verbalmente o volante Elicarlos, do Cruzeiro. E no quadro Paixão Nacional, o promotor do Ministério Público de Sergipe, Eduardo Lima de Matos, fala sobre suas duas paixões no futebol: Botafogo e Sergipe. Regra do Jogo, neste sábado (27) às 14h. Reprise no domingo (28) às 20h30.
Folhetim: “Jean Charles” e a situação dos brasileiros que vivem no exterior
O Folhetim desta semana destaca o filme “Jean Charles”, que conta a história real do eletricista brasileiro morto com oito tiros no metrô de Londres, na Inglaterra, em 2005. Num dos mais espantosos erros policiais da história daquele país, ele foi confundido com um terrorista e executado na estação de Stockwell do metrô londrino. Como Jean Charles, cerca de 200 mil brasileiros vivem na Inglaterra, a maioria na capital inglesa. Acompanhe nesta edição, de que forma o cidadão que reside no exterior é protegido pela lei. Também confira como fica a situação daquele que vive em outro país de forma ilegal, caso precise da Justiça. O programa ainda discute o papel da Justiça brasileira na investigação de casos em que um de seus cidadãos é assassinado no exterior. Folhetim, neste sábado (27), às 14h30. Reapresentação no domingo (28), às 12h.
Na Trilha da Vida destaca a vida do analista do TRT, Flaubert Barbosa
O programa “Na Trilha da Vida” desta semana retrata a vida de Flaubert Barbosa dos Santos Júnior. Mineiro, chegou a Brasília em 1982 e apaixonou-se pela cidade. Mesmo vindo de uma metrópole planejada como Belo Horizonte, identificou-se com as rodovias amplas, a ausência de esquinas e até mesmo com a vida noturna de Brasília. Hoje é analista do Tribunal Regional do Trabalho, mas também trabalhou em gravadoras, com artistas como Elis Regina, Simone, João Bosco, 14 Bis, Sá e Guarabira, Lô Borges, Milton Nascimento e muitos outros. Conheça essa história no programa Na Trilha da Vida deste sábado (27) às 9h e reprise às 21h.
Jornal da Justiça: Parada Gay pode deixar de ser na Avenida Paulista
Diante dos casos de violência registrados na Parada do Orgulho Gay em São Paulo, o Ministério Público quer impedir a realização da festa na Avenida Paulista. Para a promotoria, o evento poderia ser diluído em espaços menores, como o sambódromo, o autódromo de Interlagos e o estádio do Morumbi. Acompanhe entrevista sobre o assunto com o promotor José Carlos de Freitas na edição de segunda-feira (29) do Jornal da Justiça. E na Bahia, o Tribunal Regional do Trabalho prepara oficina sobre o trabalho escravo. O evento integra o Segundo Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo e está marcado para o dia 17 de julho. Confira ainda na programação entrevista com a especialista em Direito do Consumidor Maria Inês Dolci sobre o cancelamento de viagens para o exterior em função da gripe provocada pelo vírus H1N1, que ficou conhecida como gripe suína. Jornal da Justiça desta segunda-feira (29), às 6h.
Hora Legal discute as irregularidades no sistema de arbitragem
Criado há 13 anos para dar agilidade à solução de conflitos e desemperrar a Justiça, o sistema de arbitragem se transformou em uma fonte lucrativa para estelionatários. No Distrito Federal, existem mais de 80 tribunais arbitrais, e muitos se passam por órgãos públicos para enganar os cidadãos. Diante desse problema, o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se uniram para resolver a situação, visando o controle de atuação dessas entidades. Confira que medidas são essas no Hora Legal, que ainda destaca o resultado de uma pesquisa que analisa o atendimento da Justiça à mulher vítima de violência no Distrito Federal. Hora Legal, nesta segunda-feira (29), às 8h.
Justiça em Movimento: as previsões legais de uma união estável
De acordo com dados do estudo “Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira”, divulgado pelo IBGE no ano passado, os brasileiros voltaram a casar. O Código Civil renovado em 2002 e as ofertas de casamentos coletivos promovidos desde então, foram apontados como facilitadores do acesso ao serviço de registro civil de casamentos, sob os aspectos burocrático e econômico. No entanto, muitos casais ainda vivem juntos, sem oficializar a união. O programa Justiça em Movimento traz uma discussão sobre o que prevê a legislação brasileira em casos de “união estável” e quais os direitos resultantes desse tipo de relação. Nesta segunda-feira (29), às 11h10.
Direito Direto: a aferição de radares de trânsito
Normalmente, quando passamos por um radar, mesmo que dentro da velocidade máxima permitida, pisamos no freio. A desculpa é sempre a mesma: a “sensibilidade” do equipamento. Há quem diga que a velocidade registrada pelo velocímetro do carro não bate com aquela apresentada pelo radar, que normalmente oscila para mais ou para menos. Então fica a dúvida sobre a aferição do sistema e como ela funciona: o DETRAN estabelece um calendário ou o cidadão precisa requerer ao órgão competente? Acompanhe a discussão no Direito Direto desta segunda-feira (29), às 15h.
Espaço Forense explica a Síndrome da Alienação Parental
A Síndrome da Alienação Parental é uma patologia jurídica. Em seu livro – “Mentes Perigosas – O perigo mora ao lado”, a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva procura mostrar o perfil psicopatológico dos alienadores parentais. No sistema jurídico, quando configurada e percebida, é necessária a responsabilização do alienador, pois esse comportamento é considerado abuso de autoridade. Acompanhe neste programa, entrevista com a psicóloga Dra. Maria Cristina Neiva de Carvalho, o advogado especialista em Direito Internacional Privado, Famílias e Sucessões, Dr. Marcos Duarte, e a desembargadora aposentada Dra. Maria Berenice Dias. Espaço Forense, nesta segunda-feira (29), a partir das 17h10.
Assédio moral em destaque na radionovela “O Dia da Oferenda”
Silvio é um contador que estava desempregado, mas que conseguiu, finalmente, arranjar um emprego na Fábrica Doçura. Mas, o chefe do lugar, doutor Murilo, acha que é o rei da cocada preta. Entre todas as medidas esdrúxulas, ele criou o Dia da Oferenda, quando todos os funcionários oferecem um prato de comida ao chefe. Sem saber disso, Silvio não leva nada ao doutor Murilo e ganhou a maior dor de cabeça da sua vida. A partir dali, o contador passou por muitas humilhações por parte do chefe, e só mais tarde descobriu que estava sofrendo um assédio moral. A radionovela “O Dia da Oferenda” estreia na Rádio Justiça na próxima segunda-feira (29). Em nove horários: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.