Ellen Gracie é homenageada com retrato na Galeria dos Presidentes do STF

03/06/2009 20:24 - Atualizado há 9 meses atrás

A ministra Ellen Gracie foi homenageada, nesta quarta-feira (3), durante solenidade de aposição de seu retrato na Galeria de Retratos dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela presidiu a Suprema Corte de 2006 a 2008. A galeria fica no Salão Branco do STF e abrange os retratos de todos os ministros que ocuparam a Presidência desde 1829. A solenidade contou com a presença de várias autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Advocacia Geral da União, entidades representativas de juízes e advogados, entre outros.

De acordo com o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, a aposição do retrato da ministra Ellen Gracie não só enriquece como embeleza a Galeria. “Esta solenidade, destinada a homenagear os presidentes que bem conduziram os desígnios do Judiciário nacional, tem hoje como centro a figura de magistrada que dispensa apresentações, tão conhecidas são as múltiplas qualidades que confirmam o legado de lisura, competência e devoção dos membros desta Casa”, destacou.

Para a ministra Ellen Gracie, o momento em que o Supremo assinala o término de uma das gestões administrativas da casa é de reflexão e representa, além de uma grande satisfação, uma enorme responsabilidade. Ela destacou o fato de o seu retrato, que consta no 51º lugar, estar na galeria como a primeira presença feminina na direção do Poder Judiciário nacional. “Por isso é com as minhas concidadãs brasileiras, especialmente com as magistradas dos tribunais superiores, e também das primeira e segunda instâncias, que eu divido esse momento”, afirmou.

Ela agradeceu aos ministros do STF e aos membros do Conselho Nacional de Justiça pelo apoio em todos os momentos, de quem destacou o nome do ministro Cesar Asfor Rocha, que foi seu vice-presidente naquele Conselho. Fez um agradecimento também ao corpo funcional do STF. “Temos a certeza de que combatemos o bom combate e não perdemos a fé; não perdemos a fé na Justiça, no Direito, no grande valor da colegialidade que leva este tribunal ao longo dos anos e das décadas e, especialmente, não perdemos a confiança e a certeza nos grandes destinos deste país que a nós também incumbe dirigir.”

Também estiveram presentes vários ministros aposentados e ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal, dentre os quais o ministro Carlos Velloso que cumprimentou o STF pela justiça da homenagem. Ele considerando que a ministra Ellen tem uma trajetória luminosa no STF. “A par de sua atuação como juíza segura, firme, independente, ela presidiu essa casa com muita dignidade”, disse.

Para o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, a homenagem é merecida já que a ministra Ellen Gracie fez uma grande administração no Supremo. “A mensagem que ela deixou escrita em letras inapagáveis é que o Poder Judiciário brasileiro tem cumprido o seu papel e ela, além de grande julgadora, portadora de notável saber jurídico, tem uma enorme capacidade de gestão”, cumprimentou.

JA/AM
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.