STF recebe o presidente do Uzbequistão que propõe a visita de juízes ao Brasil
No final da tarde de hoje, o presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, visitou o Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhado de sua comitiva. A reunião ocorreu no Salão Nobre da Corte.
Karimov propôs ao presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, o aperfeiçoamento de juízes uzbequistaneses no Brasil e, em especial, dos estudantes de direito recém-formados. A proposta foi bem recebida pelo ministro Gilmar Mendes, que se mostrou interessado em assinar um convênio nesse sentido.
O presidente do Supremo falou sobre a estrutura do Judiciário brasileiro, a composição do STF, o Conselho Nacional de Justiça, além das atribuições das duas instituições. Também falou sobre o contato do Supremo com a Justiça de outras nações, como as que compõem o Mercosul e a comunidade de língua portuguesa.
O presidente do Uzbequistão agradeceu a oportunidade de conhecer o STF. “Esse é um dia muito especial para nós”, disse o Karimov, ao mencionar reunião com o presidente Lula, na qual foram assinados cerca de 14 acordos importantes. Segundo ele, o objetivo da comitiva é conhecer o país, criar base jurídica nas relações com o Brasil e solidificar o vínculo entre os dois países.
“Temos bastante interesse pelo Brasil, que é um grande país, uma potência que tem adquirido importância mundial”, afirmou o presidente uzbquistanês, ao ressaltar que concorda com a ideia de que “o Brasil é o país do futuro”. Ele salientou ter conhecimento sobre a estrutura do sistema jurídico brasileiro e comentou conhecer o trabalho doutrinário do ministro Gilmar Mendes.
Islam Karimov falou sobre a independência do Poder Judiciário brasileiro e que avaliou que o Brasil tem sistemas “ímpares que não são comuns em outros países”. “Gostaríamos muito de seguir os passos dos senhores. Estamos estabelecendo nosso sistema jurídico”, completou, ao citar um lema conhecido em seu país, segundo o qual “de um Estado forte deve-se esperar uma forte sociedade civil”.
EC/LF
Leia mais:
28/05/2009 – Presidente do Uzbequistão visita o Supremo hoje (28)