Confira a programação do fim de semana da Rádio Justiça
Regra do Jogo destaca as decisões da Justiça Desportiva pelo país
O jogador Bebeto deixou o Gama sem se justificar e assinou com o Paraná. O clube recorreu e ele foi condenado a 180 dias de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Distrito Federal. Em outra decisão, o TJD-SP arquivou o processo contra o zagueiro Jean, da Ponte Preta. O jogador foi acusado de receber suborno para facilitar a vitória do Santos no Campeonato Paulista. O colunista Domingos Sávio Zainaghi faz uma crítica às pessoas que desejam que os clubes brasileiros se transformem em empresas. Numa época de crise financeira internacional como a vivida atualmente, elas abandonam o barco. O quadro Paixão Nacional recebe o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Arnaldo Versiani, que declara seu amor pelo Cruzeiro. Regra do Jogo, sábado (16) às 14h e domingo (17) às 20h30.
Com foco na união de Ravi e Camila em “Caminho das Índias”, Folhetim explica quando o casamento pode ser anulado
O indiano Ravi (Caio Blat) e a brasileira Camila (Ísis Valverde) realizaram uma cerimônia de casamento em segredo na novela "Caminho das Índias". Ravi saiu de casa e sua família não percebeu a fuga. Escondido, o indiano realiza a cerimônia sozinho, diante do fogo sagrado. Camila, perplexa, questiona Ravi se eles podem se casar sem um sacerdote. O indiano responde que não há nada mais "poderoso que o Deus do fogo". Com relação à união civil, para provar que os dois estavam casados, Ravi diz para a brasileira que ninguém vai duvidar do fato, uma vez que a cerimônia foi realizada na presença dos dois e do fogo sagrado. Num caso como esse, os pais poderiam pedir a anulação do casamento? Menores podem se casar sem o consentimento dos pais? Se alguém se opõe a união realizada, como por exemplo a mãe, há algo na nossa lei que permita que o casamento seja desfeito? Acompanhe a discussão no programa Folhetim. Neste sábado (16), às 14h30 e reprise no domingo (17), às 12h.
A trajetória do magistrado André Costa Jucá, do TJ-GO, é destaque do “Na Trilha da Vida”
O magistrado André Costa Jucá, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, nasceu em Santos (SP) em 17 de abril de 1972. Morava bem próximo da famosa Vila Belmiro, o estádio do Santos Futebol Clube e, como não poderia deixar de ser, apaixonou-se pelo time. Aos 15 anos, junto com os pais, mudou para Goiânia, onde estudou advocacia, na Faculdade de Direito na Universidade Federal de Goiás. Atualmente é juiz de Direito de Cidade Ocidental. Acompanhe a trajetória de André Costa Jucá, com músicas de Vitor e Léo, Milton Nascimento entre outros no programa Na Trilha da Vida deste sábado (16) às 9h e às 21h.
Jornal da Justiça: Ministério Público Federal, em Goiás, consegue condenação por diploma falso de médico que causou cinco mortes
Confira no Jornal da Justiça desta segunda-feira (18) , Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma entrevista com a promotora de Justiça, Andréa Carelli, sobre o Protocolo de Investigação de Denúncias de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Vale lembrar que há em todo o país o serviço do Disque 100, para denúncias de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes e também para obter informações sobre os Conselhos Tutelares. Outro destaque: A Justiça Federal acatou a denúncia do Ministério Público Federal em Goiás e condenou o médico Denísio Marcelo Caron por fazer uso de diploma de especialização em cirurgia plástica falso. Caron ficou conhecido nacionalmente por ser o responsável pela morte de cinco pacientes submetidas a cirurgias de lipoaspiração. Ele foi condenado a três anos e seis meses de reclusão, além de multa. Confira ainda: A Associação Nacional dos Procuradores da República elabora na próxima semana, uma lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República, hoje ocupado por Antonio Fernando de Souza. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva pode escolher quem quiser para o cargo, mas, nos últimos anos, respeitou a lista feita pela ANPR e nomeou o candidato mais votado. Confira os nomes dos concorrentes e também como funciona a lista tríplice na entrevista com o presidente da associação, Antonio Carlos Bigonha. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (18), às 6h.
Dia nacional da Defensoria Pública é tema do Hora Legal
A próxima terça-feira (19) é o dia nacional da Defensoria Pública. Na ocasião será lançada a campanha “Defensor Público para quem precisa. Justiça para todos”. A Constituição Federal de 1998 determinou que a assistência jurídica integral e gratuita aos hipossuficientes é direito e garantia fundamental de cidadania, inserido no art. 5° da Constituição da República, inciso LXXIV, cabendo à União, aos Estados e ao Distrito Federal o dever da sua prestação. Nesta edição, o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Dr. André Luís Machado de Castro falará sobre a campanha e também fará um balanço sobre a defensoria pública no país. Ainda nesta edição, a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, que abordará o tema sobre o depositário infiel. Hora Legal, nesta segunda-feira (18), às 8h.
Justiça em Movimento debate o direito à moradia
Se a moradia é um direito de todos, por que existe gente que não tem onde morar? No Brasil, um direito comum que sempre existiu é o sonho da casa própria. O direito à moradia está previsto na Constituição de 1988, mas a realidade é bem diferente do que preconiza a Carta Magna. Há um grande número de moradores de rua, principalmente nas grandes cidades do país. Mas, quem não tem moradia, pode responsabilizar o gestor público? Acompanhe a discussão no Justiça em Movimento desta segunda-feira (18), às 11h10.
Direito Direto aborda a mudança no modelo de registro de nascimento
Dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos indicam que mais de 12% das crianças que nascem no país não são registradas em cartórios. Na região amazônica esse percentual chega a 17%. Os piores números estão em Roraima e no Amapá, já que o sub-registro atinge 40% e 33% de crianças em cada um dos estados, respectivamente. Sem o registro civil, essas pessoas ficam impossibilitadas de ingressar em instituições de educação, por exemplo, e, posteriormente, de retirar outros documentos que dão acesso a benefícios sociais, como registro de identidade e CPF. A campanha do registro legal consiste na busca desse documento pelos brasileiros que ignoraram o caminho do cartório. Além disso, o modelo antigo do registro de nascimento foi substituído por outro considerado mais eficaz. Com a chegada desse novo documento existe ou não a obrigatoriedade da troca? Confira a resposta no Direito Direto desta segunda-feira (18), às 15h.
Espaço Forense explica o princípio da vedação do comportamento contraditório
O princípio da vedação do comportamento contraditório (ou princípio da tutela da confiança legítima ou, ainda, nemo potest venire contra factum proprium) se relaciona diretamente à boa-fé objetiva e decorre do valor constitucional da dignidade da pessoa humana. O assunto será debatido com a advogada especialista em Direito Civil, Dra. Mariana Pretel e Pretel e também com o juiz da comarca de Amélia Rodrigues, na Bahia, Dr. Pablo Stolze Gagliano. Espaço Forense, nesta segunda-feira (18), a partir das 17h10.
Falso testemunho é o tema da radionovela “O grande mentiroso”
Paulinho sempre enrola a namorada, Joana, justificando suas falhas e atrasos com mentiras. Um dia, o amigo Jeremias é acusado de homicídio e precisa que Paulinho deponha a seu favor. Mas se o Paulinho depor, a Joana vai descobrir que ele mentiu. Se ele ficar calado, o Jeremias pode ir preso. E agora, o que o Paulinho vai fazer? Entenda o que é o crime de falso testemunho acompanhando a radionovela “O grande mentiroso”. Estreia na Rádio Justiça na próxima segunda-feira, dia 18/5. Em nove horários: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.