Marco Aurélio afirma que sociedade brasileira será a maior beneficiária da “TV Justiça” (republicada)
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, inaugurou hoje (2/8) as instalações da “TV Justiça”, que entrará no ar no próximo dia 11. Desde julho, a TV já está operando em caráter experimental.
A “TV Justiça”, segundo o ministro Marco Aurélio, estará à disposição dos diversos segmentos que integram o Judiciário – como o Ministério Público, a Defensoria Pública, a advocacia pública e privada, “responsáveis pela paz social”.
A sociedade brasileira será a maior beneficiária da tevê a cabo do Judiciário, “que terá acesso às balizas em si do direito, que preside a vida gregária”, acentuou o presidente do Supremo.
Marco Aurélio anunciou, durante o discurso de inauguração, que 45 órgãos da Justiça já aderiram ao projeto da TV, para a produção de material a ser veiculado. Entre eles: Superior Tribunal de Justiça, o Conselho da Justiça Federal e os Tribunais Regionais Federais, a Procuradoria Geral da República, Ministério Público do Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rondônia; Tribunal de Alçada do Paraná, Tribunais Regionais do Trabalho e Eleitoral.
O ministro lembrou a rápida tramitação do projeto de criação da TV Justiça, que foi aprovado em março desse ano na Câmara dos Deputados, em abril no Senado Federal. A sanção ocorreu em maio pelo próprio ministro Marco Aurélio quando estava exercendo interinamente o cargo de presidente da República. “O sonho, e precisamos sonhar nesses dias de luta, tornou-se realidade”, disse o ministro.
O presidente do STF elogiou o trabalho da assessoria de imprensa do Tribunal, que executou o projeto da TV Justiça e citou o padre Antônio Vieira, durante sermão em 1669:
“O maior prêmio das ações heróicas é fazê-las. Se me perguntas que hás de conseguir pelo que fizeste ou forte ou generosamente, respondo-te que tê-lo feito. O prêmio das ações honradas, elas o têm em si, e o levam logo consigo; nem tarda, nem espera requerimentos, nem depende de outrem: são satisfação de si mesmas”.
Estiveram presentes à inauguração das instalações da TV Justiça, no subsolo do edifício principal do STF, o vice-presidente do Supremo, ministro Ilmar Galvão, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Nilson Naves, o presidente do Superior Tribunal Militar, Olympio Pereira da Silva Júnior, o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, os ministros aposentados do STF Raphael Mayer, Aldir Passarinho e Octávio Gallotti, além de desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e advogados.
Presidente do Supremo descerra placa de inauguração do estúdio da TV Justiça (cópia em alta resolução)
Marco Aurélio com autoridades presentes à inauguração da TV Justiça (cópia em alta resolução)
#BB/SS//AM