FHC elogia Velloso em discurso no Palácio do Planalto

13/03/2001 16:00 - Atualizado há 8 meses atrás

A convite do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, participou hoje (13/03), no Palácio do Planalto, da solenidade de posse dos ministros da Previdência, deputado federal Roberto Brant (PFL-MG), e das Minas e Energia, senador José Jorge (PFL-PE).


Ao falar sobre a necessidade de o cidadão brasileiro ter acesso rápido às decisões do governo, o presidente da República ressaltou o trabalho do ministro Carlos Velloso na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, com destaque para a implantação da urna eletrônica em todo o País.


No discurso, Fernando Henrique Cardoso lembrou ao ministro Velloso que, na área eleitoral, o Brasil fez uma revolução. “E eu me recordo de que Vossa Excelência quantas vezes conversou comigo quando ainda era presidente do Tribunal Superior Eleitoral, para que nós pudéssemos avançar nesse caminho. Isso foi seguido por todos os ministros do TSE”, salientou o presidente da República.


Em outro trecho do discurso, Fernando Henrique Cardoso faz referência aos recursos que viabilizaram a urna eletrônica. “E eu sempre disse que daria os meios. Dei os meios. Dei não, o Congresso os deu. Pedi que o Congresso desse os meios. Hoje, o Brasil tem um exemplo de democracia transparente. Por quê? Porque foi capaz de fazer com que a informatização permita o voto rápido, claro, direto e sem contestação. Pois bem, é o que estamos fazendo a cada dia, anonimamente, no trabalho em cada Ministério e no trabalho do governo central, de transformar a transparência não numa palavra, mas num processo. É um processo embasado num procedimento tecnológico e na acessibilidade desse procedimento à imensa maioria dos cidadãos”.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.