Rádio Justiça vence 6º Prêmio Nacional de Comunicação & Justiça

15/11/2008 12:30 - Atualizado há 12 meses atrás

A Rádio Justiça é a vencedora do 6º Prêmio Nacional de Comunicação & Justiça, promovido pelo Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), em duas categorias: “Programa de Rádio”, com a radionovela Justiça em Cena, e “Reportagem de Rádio”, com a série Guarda Compartilhada. A radionovela Justiça em Cena tem roteiro de Guilherme Macedo, direção de Viviane Yanagui e sonoplastia de Marcus Tavares.  Já a série de reportagens Guarda Compartilhada foi produzida pela repórter Roniara Castilhos, com  trabalhos técnicos de Cláudio Tavares. As estatuetas do 6º Prêmio Nacional de Comunicação & Justiça foram entregues na noite dessa sexta-feira (14), em Florianópolis (SC), onde foi realizada a quarta edição do Conbrascom. Os troféus foram recebidos pela coordenadora de Rádio do Supremo Tribunal Federal Madeleine Lacsko. Acompanhe os detalhes na nossa programação e confira também:

A Constituição em debate no Aprendendo Direitinho deste fim de semana
O que é a Constituição, qual relação ela estabelece com as leis e de quais temas ela trata? No episódio desta semana, o Vovô Grau irá explicar às crianças a formação do Estado e os direitos e garantias fundamentais assegurados pela Constituição brasileira. Não perca! O programa Aprendendo Direitinho é uma idealização do ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau e conta casos do dia-a-dia, de onde são extraídas noções sobre Justiça e Direito, com a opinião das próprias crianças. Aprendendo Direitinho, sábado (15) às 10h e domingo (16) às 13h30.

Regra do Jogo: punições para quem desrespeita o árbitro
Desrespeitar o árbitro pode ocasionar diversas punições aos jogadores e treinadores dos times de futebol, dependendo da gravidade da agressão. Quem explica o tema é o procurador do STJD, Caio Medauar. E no quadro Paixão Nacional, o advogado especialista em Direito Agrário e Civil, Diamantino Silva Filho, um apaixonado pelo Fluminense. Regra do Jogo, sábado (15) às 14h e domingo (16) às 21h.

Folhetim discute a luta pelos próprios direitos mesmo sem formação profissional
A americana Erin Brockovich trabalhava como arquivista em um escritório de advocacia quando descobriu uma empresa que jogava substâncias tóxicas na água de uma cidade da Califórnia. Durante cinco anos, ela visitou diariamente as famílias que viviam nessa cidade, acompanhando os casos e envenenamento e reunindo provas para abrir uma ação judicial contra a companhia. A história real virou o filme Erin Brockovich. E o Folhetim usa o caso para perguntar: você confiaria em alguém sem qualquer formação para te defender perante a lei? Folhetim, sábado (15), às 14h e domingo (16), às 12h.

Na Trilha da Vida conta a história do juiz Osvani Soares Dias
Nascido em família da lavradores, com quatro irmãos, viveu todas as dificuldades e necessidades dos trabalhadores rurais: morava em casa de pau-a-pique, piso de chão batido, sem água encanada, sem banheiro, sem colchão de espuma. Iniciou o trabalho na lavoura aos oito anos de idade e para estudar caminhava 6 km até a escola. O juiz do trabalho da 10ª Região Osvani Soares Dias, conta a sua história. Na Trilha da Vida, sábado (15) às 9h e às 21h.

Jornal da Justiça destaca início do Movimento de Mobilização pelo Registro Civil
Começa nesta segunda-feira (17) o Movimento de Mobilização pelo Registro Civil. Durante um mês todas as pessoas, inclusive adultos, que não têm registro civil poderão retirar o documento. Todos os Tribunais de Justiça participam do movimento fazendo contato com os cartórios, mobilizando juízes e conscientizando a população. Quem explica é o conselheiro do CNJ, Marcelo Nobre. E também: o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC) vai começar a atender as dúvidas de trabalhadores, aposentados e pensionistas pela internet.  O consultor do órgão, Jorge Faiad, comenta o assunto. E mais: promotor afirma que o Sistema de Telemarketing no Brasil tem violado o princípio da dignidade humana. Jornal da Justiça, nesta segunda-feira (17), entre 6h e 8h.

Hora Legal: ex-fumante receberá R$ 600 mil em indenização
Uma ex-fumante receberá R$ 600 mil de indenização por ter tido as pernas amputadas. Ela, que fumou 40 cigarros Hollywood por dia durante 30 anos, sofria de tromboangeíte aguda obliterante – doença exclusiva de fumantes. A Souza Cruz ainda pode recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça, mas o caso abre precedente para outras pessoas em situação semelhante. Saiba os detalhes numa entrevista com o promotor da área do consumidor do Ministério Público de são Paulo, João Lopes Guimarães Júnior. O Hora Legal também responde pergunta de ouvinte: com a mudança da forma de remuneração dos policiais, que agora recebem subsídio, como fica o recebimento do adicional noturno desses profissionais? Quem responde é o juiz da 17ª Vara do TRT da 10ª Região, Paulo Henrique Blair. Hora Legal, nesta segunda-feira (17) a partir das 8h.

Mandato de Segurança em concursos públicos em debate no Espaço Forense
Doze servidores públicos da Paraíba que estavam no cargo sem concurso público foram exonerados. Inconformados, recorreram à Justiça para que um mandado de segurança garantisse a eles o retorno ao trabalho. O Tribunal de Justiça do estado negou, mas, em recurso, o Superior Tribunal de Justiça aceitou o pedido e determinou que os 12 voltassem ao cargo. Com base nesse caso, o Espaço Forense discute o recurso de mandado de segurança em cargos públicos sem concurso. Espaço Forense, nesta segunda-feira (17), a partir das 11h10.

Direito Direto e os concursos públicos
A imprensa tem noticiado cada vez com mais freqüência casos de concursos cancelados por suspeitas de fraudes, problemas nas provas e falta de fiscalização. Como a legislação trata o assunto? Como o candidato deve proceder em caso de cancelamento? Quais os direitos e deveres e concorrentes e de instituições que aplicam as provas? O Direito Direto discute o assunto com professores de cursinhos e advogados. Direito Direto desta segunda-feira (17), das 15h às 17h.

O funcionamento do Ministério Público é tema da radionovela da Rádio Justiça
Dudu, Fabinho, Marli e Arnaldo são quatro amigos que moram em uma república. Mas Arnaldo acaba de passar no concurso para procurador do Ministério Público da União e se muda. Desiludido com a rejeição de Marli, e sem entender direito quais as funções de um procurador da República, Dudu começa a pedir a ajuda de Arnaldo para qualquer problema. Até que os moradores da república se deparam com uma situação bem mais séria. Saiba em que casos o Ministério Público pode atuar na radionovela “A República”, que estréia nesta segunda-feira (17) em nove horários: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.

Radioagência Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.