Dunga pede que pais dêem bons exemplos às crianças

12/10/2008 10:00 - Atualizado há 12 meses atrás

O técnico da seleção brasileira, Carlos Verri, o Dunga, gravou uma mensagem para o Dia das Crianças direcionada aos pais brasileiros. “Vamos dar valores, exemplos e nos comportar fazendo o que falamos, porque as crianças são observadoras. Assim, elas entenderão que para vencer na vida a pessoa tem de ter dignidade, ser transparente. Tem de ter postura e ser completo, mas é assim que se vence: com índole”.

A mensagem é parte da divulgação feita pelos atletas da seleção brasileira em apoio ao programa “Nossas Crianças”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dunga explicou que os atletas têm a visibilidade e a audiência nos lares, enquanto a Justiça tem o poder de decidir o melhor para as crianças. Ele acredita que a Justiça e o futebol estão ligados pelo fato de o jogo levar ao cumprimento da lei. “Postura, dignidade, atitudes, disciplina, idéias, perspectivas de vida melhor são valores aprendidos dentro do campo e levados por toda a vida pelo cidadão de bem”, ensinou o treinador.

O esporte é, na opinião dele, uma das maneiras mais eficazes para formar cidadãos: “Ele ensina a pessoa a ser competitiva, criativa, a superar a si mesma e às dificuldades, mas principalmente aprende-se a respeitar regras e a conviver em equipe”, enumerou Dunga.

O jogador Ricardo Leite (Kaká) destacou a importância de a Justiça brasileira e a CBF trabalharem juntos contra a prostituição infantil – um dos projetos do “Nossas Crianças”: “Parabéns pela iniciativa do CNJ e da CBF de informar as pessoas especialmente quanto ao combate à prostituição infantil para que mais gente denuncie e a gente consiga extirpar essa malignidade que assola o País. Nós queremos as crianças estudando, crescendo e se alimentando direitinho”, frisou o atleta.

Conheça o programa

O programa “Nossas Crianças”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como enfoque ressaltar o dever de todos na proteção às crianças em risco.

Comandado pelo Poder Judiciário brasileiro, “Nossas crianças” levará juízes de todo o País a atuar, em parceria com a sociedade, no combate à prostituição infantil, ao seqüestro de crianças e ao envolvimento delas na criminalidade. Além disso, a campanha divulgará o Cadastro Nacional de Adoção e a necessidade do registro civil ser feito ainda nos primeiros dias de vida da criança. A participação da CBF e dos jogadores será dar publicidade aos projetos e falar na mídia sobre a importância de proteger os direitos dos pequenos.

MG/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.