Destaques da Rádio Justiça neste fim de semana

10/10/2008 20:35 - Atualizado há 10 meses atrás

O servidor do Foro Trabalhista de Brasília Cassiano Barbosa conta ao jornalista Walter Lima como consegue conciliar a função, que exerce desde 1983, com a profissão de tenor. Ao som de suas músicas preferidas, Cassiano discorre sobre a competência da justiça trabalhista no Brasil e traz um pouco das curiosidades de suas apresentações como músico no Brasil e no exterior. Na Trilha da Vida, amanhã (11), às 9h e às 21h, na Rádio Justiça.

Penalizações na F1 e Timemania entre os temas do Regra do Jogo

No Regra do Jogo desta semana você confere as polêmicas que envolvem as ultrapassagens irregulares na Fórmula 1. O piloto inglês Lewis Hamilton foi penalizado em 25 segundos no Grande Prêmio da Turquia e perdeu o podium para o brasileiro Felipe Massa. Saiba também porque os times Botafogo e América do Rio podem ser suspensos da loteria Timemania. E no quadro Paixão Nacional, conheça o defensor público Bruno Adad Galvão, que divide seu amor entre o Corinthians e o modesto Marília. Regra do Jogo. Sábado (11) às 14h e domingo (12) às 20h30.

Folhetim: A obra “1984” e os limites entre Estado e Cidadão

"Obediência não é o suficiente. A não ser que uma pessoa esteja sofrendo. Como você pode ter certeza que ela está obedecendo à sua vontade e não à dela? O poder está em infringir dor e humilhação. O poder está em rasgar mentes humanas em pedaços e colocá-las juntas de volta em novas formas escolhidas por você mesmo. Você começa a enxergar agora o tipo de mundo que estamos criando? (…) Não haverá lealdade, a não ser lealdade ao partido.” Na magnífica obra 1984, Eric Arthur Blair, sob o pseudônimo de George Orwell, descreve como seria o mundo dominado pelo socialismo stalinista em 1984. A obra foi escrita em 1948 e mostra que em um mundo onde o Estado domina e nada é de ninguém, tudo o que resta de privado são os pensamentos. E é aí que a batalha se desenvolve entre o indivíduo e o Estado. O primeiro tentando controlar sua própria mente e, o segundo, tentando determinar as formas “corretas” de conduta e expressão. E você, sabe o que diz a Constituição brasileira sobre liberdade de conduta e expressão? E qual o limite entre o poder do Estado e a liberdade do cidadão? Saiba no Folhetim. Sábado (11) às 14h30 e domingo (12) às 12.

Campanha “Nossas Crianças, Um Dever de Todos” em destaque no Jornal da Justiça

Conheça os detalhes da campanha "Nossas Crianças, Um Dever de Todos", que será lançada em Brasília, neste domingo (12), numa parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Governo do Distrito Federal (GDF). O objetivo é proteger os direitos daqueles que são o futuro do país. Adoção, certidão de nascimento, prostituição infantil, reinserção de menores infratores e seqüestro internacional serão os pilares da campanha, que usará o esporte como ferramenta de auxílio às nossas crianças. Segundo o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, dar uma infância mais digna aos pequenos é um dever de todos. E o caminho é somar esforços. Saiba também: Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul aprova projeto para uso de sistema eletrônico de monitoramento de presos em liberdade condicional via satélite. Jornal da Justiça 1ª Edição, nesta segunda-feira (13), a partir das 8h.

Hora Legal: Justiça do Mato Grosso do Sul avalia dados divulgados no IBGE

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul aderiu à Semana Nacional pelo Registro Civil, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que será realizada entre os dias 17 e 21 de novembro. De acordo com dados do IBGE, 7,4% dos moradores do Estado não possuem registro. O Juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos de Campo Grande, Dr. Nélio Stábile, irá acrescentar outros detalhes em entrevista sobre o tema. Confira também: presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Dr. Euclides Benedito de Oliveira, é o convidado do quadro “O Ouvinte Pergunta”. Hora Legal, nesta segunda-feira (13), a partir das 8h.

Projeto aprovado pelo CNJ é o tema do Espaço Forense

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, na última terça-feira (07), a criação do Sistema Nacional de Cadastramento de Contas Únicas do Bacen-Jud. A norma permite que empresas indiquem contas bancárias para penhoras on-line e evitar a multiplicidade de transações em várias contas. O juiz do TRT da 10ª Região e do CNJ, Dr. Rubens Curado, o juiz da 18ª Vara do TRT-RJ, Dr. Leonardo Borges, e o advogado trabalhista e professor da Faculdade de Direito da USP, Dr. Estevão Mallet, são nossos convidados e falarão sobre as expectativas do Sistema. Espaço Forense, nesta segunda-feira (13), a partir das 11h10.

Direito Direto discute se cliente deve ter ciência do lucro de uma empresa

Antes de colocar qualquer produto nas prateleiras, o empresário calcula despesas e lucros desejados. Após a avaliação, a mercadoria chega às mãos do consumidor. O que pouca gente sabe é que o comprador tem direito de saber, de forma clara, o porquê do valor apresentado. Confira o que diz a lei e a opinião de nossos convidados sobre a transparência da composição de preços dos produtos comercializados no país. Direito Direto, nesta segunda-feira (13), das 15h às 17h.

Justiça em Cena Especial– O Megafone

A Justiça em Cena prossegue com sua homenagem aos 20 anos da Constituição Cidadã. Na próxima semana, você irá acompanhar a radionovela “O Megafone”. Na trama, Ivani tem sua reportagem vetada no jornal onde trabalha e Pedro Paulo, seu filho, resolve criar o jornal “O Megafone”, aproveitando-se da liberdade de expressão para inventar histórias sobre os segredos da família. Justiça em Cena Especial, nesta segunda-feira (13), em nove horários: 1h50, 3h50, 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50 e 23h50.

Radioagência Justiça

Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
 A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.