STF promove seminário para discutir implantação da TV Justiça

31/05/2002 18:20 - Atualizado há 8 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, abrirá na próxima segunda-feira (3/6), às 15h, o seminário “Implantação da TV Justiça”, no Plenário da Segunda Turma. O seminário, que termina na terça-feira (4/6), tem por objetivo debater e estimular idéias para o funcionamento do canal a cabo do Judiciário, que vai ao ar no dia 11 de agosto.


 


Quando sancionou a lei que criou a TV Justiça (17/5), em solenidade no Palácio do Planalto, no exercício da presidência da República, o ministro Marco Aurélio disse que a divulgação das atividades de todos os órgãos do Judiciário ajudará na transparência dos atos e tornará as decisões mais próximas do cidadão comum, colaborando para o fortalecimento das instituições democráticas.


 


Após a abertura do ministro Marco Aurélio, o assessor-chefe de imprensa do STF, Renato Parente, fará um histórico da TV Justiça. Serão expostos detalhes do atual estágio no qual se encontra. Um dos objetivos da palestra será reforçar a idéia de que todos os órgãos integrantes do Judiciário, do Ministério Público, da advocacia pública e privada, além das entidades de classe, poderão participar da produção diária da TV, com o envio de material para divulgação.


 


Às 16h, será realizado o painel “Implantação no Supremo Tribunal Federal”, quando falarão: Júlio Rebelo, da empresa Quartzo Comunicação, sobre o padrão tecnológico da TV Justiça; Emília Rodrigues, da Comissão Especial de Licitações, sobre as modalidades de licitações que os demais órgãos do Judiciário poderão fazer, e Cezar Augusto Pereira, da Coordenadoria de Serviços Gerais, que falará sobre as instalações da TV.


 


Ao final da tarde, às 18h, terá início o painel “Produção para a TV Justiça”, que será iniciado pelo presidente da Radiobrás, Carlos Zarur. Em seguida, Mário Parreiras, diretor administrativo da Rede Minas, falará sobre televisões públicas, e Paulo José Cunha, diretor do Centro de Produção Cultural e Educativa da UnB, sobre a possibilicade de parceria das universidades nesse tipo de programação.


 


Na terça-feira, o seminário terá início às 8h30, com o painel “Programação: o manual da TV Justiça”. Participam do painel Ana Tereza de Senna, apresentadora de telejornais, Carlos Eduardo da Cunha, advogado e jornalista, e Cláudia Lemos, assessora de imprensa do STF. Após uma hora de debates, falará sobre Programação da Televisão Pública Marco Antônio Coelho, diretor de jornalismo da TV Cultura (SP) e gerente executivo da Associação Brasileira de Emissoras Públicas e Educativas (Abepec). Na parte da tarde, haverá reuniões setoriais para consultorias e debates.


 


Já confirmaram presença no seminário cerca de 180 pessoas, entre elas os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nelson Jobim, Tribunal Superior do Trabalho (TST), Francisco Fausto, Superior Tribunal Militar (STM), Olympio Pereira da  Silva Júnior, e o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal. Além de inúmeros presidentes de tribunais de Justiça dos estados, tribunais regionais do trabalho, representantes de entidades de classe, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, que comparecerão acompanhados dos respectivos responsáveis pela área de comunicação dos órgãos.


 


#BB/EC//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.