Rádio Justiça veicula novelas especiais sobre a Constituição

03/10/2008 20:32 - Atualizado há 12 meses atrás

No mês de outubro se comemoram os 20 anos da Constituição da República e a radionovela Justiça em Cena ganha quatro edições especiais, que contam a história da família Souza, retrato das mudanças na vida dos brasileiros a partir da promulgação da Carta Maior. Sem ignorar o contexto econômico e político da época, de inflação alta e redemocratização, a novela especial enfoca temas caros à Constituição de 1988, como a liberdade de expressão e o combate ao racismo.

Justiça em Cena Especial 20 anos da Constituição Cidadã vai ao ar a partir de 6 de outubro. Nesta primeira semana, a Constituição acaba de ser promulgada. Só que a família Souza se deparou com a morte da vovó Matilde, de 92 anos, que era totalmente contrária à Constituinte. Pedro Paulo, o filho adolescente de Fabrício e Ivani, coloca na cabeça que alguém na casa é o culpado pela morte da avó, incluindo na lista de suspeitos a empregada doméstica Xêpa. E assim está lançado o mistério: quem matou a vovó Matilde?

Histórico

Justiça em Cena é um projeto da Rádio Justiça iniciado em 2004, quando a emissora foi inaugurada. Retomado e reelaborado em 2007, o programa atualmente tem episódios semanais. Entre as edições anteriores, “Terra em Trânsito” enfocou delitos de trânsito e o risco que os infratores assumem ao violar as regras da condução de veículos. Em “Sem remédio”, foram retratados erro médico e charlatanismo; em “Caiu na rede é peixe”, os crimes virtuais; em, “De boca na urna”, crimes eleitorais. “Tico-tico no fubá” falou dos crimes contra o casamento. “A batata quente” lembrou os crimes contra a assistência familiar e a guarda compartilhada; “O Escritório” é sobre nepotismo e os problemas causados ao cidadão pelo excesso de burocracia; “Cabeça de Pedra” trata da segurança no trabalho e “Os Descaminhados”, dos crimes de descaminho e contrabando. A última, “No Cativeiro”, fala sobre os crimes de seqüestro de pessoas e de bens.

Em novembro de 2007, Justiça em Cena foi considerado "Melhor Programa de Rádio" pelo 5º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O projeto conta com a colaboração de técnicos, editores, repórteres e produtores da Rádio e da TV Justiça. “Especial Constituição 1 – Quem matou a vovó Matilde?” tem as vozes de Odete Rocha, como Ivani. William Galvão, como Fabrício. Rimack Souto, como Pedro Paulo e Léa Paula, como Xepa. O roteiro é de Guilherme Macedo; direção, Viviane Yanagui e sonoplastia, Marcus Tavares.

No ar

“Especial Constituição 1 – Quem matou a vovó Matilde?” será veiculada em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br. O áudio de todas as radionovelas produzidas está disponível no site.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.