Programa Repórter Justiça desta sexta-feira (3) exibe matéria sobre as eleições municipais
O programa "Repórter Justiça" desta semana mostra o que o eleitor deve ter em mente na hora de votar. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h30, pela TV Justiça.
Este ano os brasileiros vão às urnas para eleger os prefeitos, vices e vereadores de mais de cinco mil municípios. O que está em jogo é o destino da população, nos próximos quatro anos. Por isso, a escolha do eleitor deve ser criteriosa. “O que se espera do eleitor é um voto esclarecido, no sentido de que ele deva se inteirar do histórico de vida do candidato. Deve ainda saber quais as suas idéias e seus programas de trabalho, porque somente assim o voto será dado com conhecimento de causa”, diz o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto.
Nessa linha, o "Repórter Justiça" vai mostrar as iniciativas de entidades para que o eleitor tenha um voto mais consciente. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou uma campanha em que os juízes eleitorais vão às cidades explicar para a população o significado de uma eleição sem fraude. “O juiz sai do gabinete e vai às praças públicas, ginásios e escolas mostrar para o eleitorado como deve ser uma eleição limpa. Essa é uma forma também de aproximar ainda mais o cidadão da Justiça Eleitoral”, diz o presidente da AMB, Mozart Valadares.
O programa também apresentará exemplos em que a responsabilidade eleitoral começa desde cedo, como o caso de Matheus Bezerra, de Valparaízo, em Goiás, com apenas dezessete anos, e que, apesar de não ter a obrigação legal de votar, fez questão de tirar o título de eleitor. “Apesar de eu ainda não ter a obrigação de votar, eu quis agarrar essa oportunidade para poder exercer o meu direito de votar. É o futuro da minha cidade, então se eu não tiver um voto consciente, depois não vou poder cobrar”.
Fonte: TV Justiça