Primeira índia advogada em destaque no programa Na Trilha da Vida, da Rádio Justiça

05/09/2008 19:45 - Atualizado há 1 ano atrás

A primeira índia advogada, que ganhou notoriedade ao defender no STF a área indígena Raposa Serra do Sol, relata sua trajetória de vida e relembra as dificuldades que enfrentou para se formar bacharel em Direito. Entre as músicas preferidas de Joênia Carvalho, da tribo Wapichana, está Índios, da banda Legião Urbana. Na Trilha da Vida, neste sábado (6), em dois horários: às 9h e às 21h.

Nadadora Rebeca Gusmão é banida de competições – Confira no Regra do Jogo
A nadadora Rebeca Gusmão está proibida de participar de competições. A decisão foi anunciada pela Federação Internacional de Natação, após reincidência da atleta reprovada em dois exames anti-doppings, um em 2006 e outro no Pan-Americano do Rio de Janeiro. Confira também: A “paradinha” na cobrança de pênaltis é válida? Saiba no Regra do Jogo. Sábado (6), às 14h e, domingo (7), às 20h30.

Folhetim: Um caso para Sherlock Holmes
Elementar, meu caro Watson! Sherlock Holmes disse isso uma única vez, em 1887, no romance A Study in Scarlet – Um romance em vermelho. Mas é por essa frase que é conhecido mundo afora 121 anos depois. Alguns acham que o personagem realmente existiu e viveu em Londres no final do século XIX. O detetive deixava os policiais boquiabertos com sua capacidade quase sobrenatural para desvendar os mais misteriosos crimes em Londres. Só deixou uma coisa sem solução. Nas palavras do próprio Holmes: "O Coração e a mente de uma mulher são enigmas insolúveis para o homem." Porém, o fato é que o ofício de Detetive Particular saltou dos livros para os catálogos telefônicos. Mas será que ser detetive é profissão? Você contrataria um detetive particular? Acha que pode ser útil para a sociedade? Isso você fica sabendo no Folhetim, sábado, às 14h30 e, domingo, às 12h.

Presidente da Argentina visita o STF – Detalhes no Jornal da Justiça 1ª Edição
A presidente da Argentina, Cristina Kirschner, visita o Supremo Tribunal Federal na próxima segunda-feira (8). Ela será recebida às 16 horas, no Salão Nobre, pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes. Será a primeira visita de Cristina Kirschner ao STF na condição de presidente. E ainda: novo modelo de audiência, com áudio-visual, adotado pela 2ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, está agilizando processos criminais. Em alguns casos, a sentença é proferida após três meses depois de a ação ser impetrada. O juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal, irá detalhar o novo modelo de audiência. Jornal da Justiça 1ª Edição, segunda-feira (8), das 6h às 8h.

Hora Legal: Promotor de justiça investiga portabilidade numérica em Goiás
O promotor de justiça de Goiás, Murilo de Morais e Miranda, instaurou um inquérito civil contra as operadoras de telefonia fixa e móvel para conferir se o Regulamento Geral de Portabilidade Numérica está sendo cumprido. O Ministério Público de Goiás irá averiguar os nomes e as qualificações das operadoras, que são obrigadas a prestar o serviço. Foram solicitadas cópias dos procedimentos administrativos de não-prestação de serviços e um relatório semanal de reclamações dos consumidores ao Procon de Goiás. Além disso, foi pedido à Anatel um extrato mensal com as reclamações dos consumidores na área do DDD 62. O promotor de justiça Murilo de Morais e Miranda irá explicar o processo. Hora Legal, nesta segunda-feira (8), a partir das 8h.

Formas de captação de conversas por telefone no Espaço Forense
Saiba no Espaço Forense a diferença entre escuta, interceptação, gravação telefônica e ambiental. Após denúncia de escutas ilegais no Supremo Tribunal Federal, esses termos têm sido recorrentes na imprensa. Para falar sobre assunto o jornalista Pedro Beltrão irá conversar com a Doutora em Ciências Jurídicas, Ada Pellegrini Grinover, com o procurador do Estado do Piauí, Dr. Paulo Ivan da Silva Santos e com o professor Damásio de Jesus. Espaço Forense, nesta segunda-feira (8), a partir das 11h10.

Justiça em Cena – O Escritório
Tadeu e Arlete, funcionários públicos no Ebrap – Escritório Brasileiro de Protocolos – burocratizam e complicam a vida de qualquer um que apareça no escritório para resolver um problema. Os dois são contratados por indicação de familiares. Quando Estevão, o novo secretário administrativo, contrata Betânia, uma assessora extremamente caxias e competente, para botar ordem no lugar e acabar com a burocracia. Desesperados, Tadeu e Arlete começam a sabotar o trabalho do novo chefe e da assessora. Nepotismo e outros crimes cometidos na administração pública na radionovela O Escritório. Não perca o primeiro capítulo. Segunda-feira (8), em sete horários: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50.

Radioagência Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
 
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.