Agricultor acusado de ser depositário infiel pede habeas corpus
Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de Habeas Corpus (HC 95547) em defesa de um agricultor acusado de ser depositário infiel. Ele afirma que pode ser preso a qualquer momento por ordem da Segunda Vara Cível de Pereira Barreto, em São Paulo.
O agricultor teve penhorados um trator agrícola e uma plantadeira em virtude de dívida contraída com o Banco do Brasil. Segundo ele, a Justiça lhe deu um prazo de 48 horas para entregar ao banco os bens penhorados ou o equivalente em dinheiro, sob pena de ser preso.
Entre os argumentos apresentados contra a prisão, a defesa do agricultor lembra que a maioria dos ministros do STF já se pronunciou contra a prisão civil de depositário infiel. A questão está sendo analisada pelo Plenário por meio de recursos extraordinários e habeas corpus.
Na terça-feira (29), o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, despachou no caso e pediu informações para a 2ª Vara Cível de Pereira Barreto, o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Superior Tribunal de Justiça. Em seguida, será analisado o pedido de liminar.
RR/LF
Leia mais:
12/03/08 – Pedido de vista adia julgamento de processos que discutem prisão civil por dívida