Integrante do Ministério do Desenvolvimento diz que Brasil é depósito de pneus usados
Ao falar contra a importação de pneus usados no Brasil, o secretário do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Welber Barral informou que o Brasil é o maior importador desse tipo de produto em todo o mundo. “O Brasil se tornou e pode se tornar mais ainda um depósito de pneus.”
Barral dividiu tempo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Cada um falou 10 minutos. Segundo o secretário, o país é único do mundo que tem indústria nacional de pneus e, ao mesmo tempo, importa o produto em tão larga escala, a ponto de se criar um passivo ambiental. Ele afirmou que em nenhum outro país do mundo isso ocorre.
Barral também frisou que há interesse dos países desenvolvidos em impor a exportação de produtos de segunda mão, com nível tecnológico mais baixo, aos países em desenvolvimento. Ele falou ainda sobre a tendência atual de diminuição do preço dos pneus importados, com impacto na arrecadação de tributos e na concorrência desleal. Esses são, de acordo com ele, alguns dos “reflexos negativos” da importação de pneus usados por via judicial.
RR/LF