Relator de inquérito contra deputado Paulinho da Força recebe membros do Conselho de Ética
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto recebeu, nesta terça-feira (10), parlamentares do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que investigam denúncias contra o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT/SP), acusado de desvio de dinheiro público de financiamentos do BNDES.
Segundo o ministro, a visita dos deputados Paulo Piau (PMDB/MG), relator do processo na Câmara, e Sérgio Moraes (PTB/RS), presidente do Conselho de Ética, teve caráter institucional. “O objetivo foi dar ciência da tramitação do processo político disciplinar na Câmara dos Deputados”, explicou Carlos Britto, relator do inquérito (INQ 2725) que apura, no STF, as denúncias contra o deputado. Ele esclareceu que, como o inquérito corre com segredo de justiça, eventuais diligências serão feitas internamente. “Somente depois de documentadas é que vão ser autuadas, e as partes e seus advogados terão acesso a esses autos”, destacou o ministro.
De acordo com Paulo Piau, o inquérito no STF será importante para a avaliação do Conselho de Ética. “Como não temos poder de investigação, nossa ação é limitada”, declarou.
MG/EH