Presidente do STF defende incentivo à conciliação
Em viagem a Cuiabá (MT) para participar da abertura da exposição fotográfica “Supremo Tribunal Federal em Brasília”, na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, falou hoje (26) da necessidade de que todos os órgãos do Judiciário incentivem e apóiem a cultura da conciliação como melhor forma de pacificação social. A declaração do ministro ocorreu durante visita, hoje, à sede da Defensoria Pública do estado.
"Devemos, tanto quanto possível, incentivar a cultura da conciliação, e a Defensoria pode ajudar muito nesta questão. A judicialização não pode ser a única via, pois a conciliação resolve as demandas de forma muito mais eficiente e rápida", afirmou o ministro durante visita à defensora pública-geral do Estado, Karol Rotini. Além da Defensoria, o ministro visitou na capital mato-grossense instituições como Procon e Juizado Especial, valorizando os modos alternativos de solução de controvérsias, que contribuem diretamente para desafogar o Judiciário.
O ministro esteve, ainda, na sede da Justiça Federal e no Palácio Paiaguás, onde foi recebido pelo governador Blairo Maggi.
Com informações do TJ-MT