Ex-presidente da Câmara de Vereadores de município fluminense pede novo HC no Supremo
Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) novo Habeas Corpus (HC 94681) em favor de Cláudio Heleno dos Santos Lacerda, empresário e ex-presidente da Câmara de Vereadores de São João de Meriti (RJ), condenado a 19 anos de reclusão pelo crime de homicídio qualificado.
O ex-vereador é apontado pelo Ministério Público como suposto assassino de Sérgio Luiz da Costa Barros, também ex-presidente da Câmara de Vereadores do município. A disputa pela presidência da Câmara teria sido a motivação do crime.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) negou o pedido de liberdade provisória ao empresário. Da mesma forma, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao analisar pedido semelhante, decidiu pela manutenção da prisão cautelar.
A defesa do empresário alega que, antes da análise de mérito dos recursos especiais (STJ) e extraordinários (STF), o condenado não pode ser punido com a execução provisória da pena.
Na liminar, o condenado pede a concessão de alvará de soltura para que possa aguardar em liberdade o julgamento de mérito do HC e o trânsito em julgado da sentença condenatória.
Por prevenção, o ministro Celso de Mello é o relator do HC 94681.
SP/LF