Direto do Plenário: Celso de Mello saúda novo presidente do STF em nome do Tribunal

23/04/2008 17:40 - Atualizado há 12 meses atrás

Ministro mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello acaba de fazer o discurso de saudação do novo presidente, em nome do Tribunal. Ele louvou o trabalho da ministra Ellen Gracie à frente da Corte nos últimos dois anos, ressaltou o compromisso do STF com o “Brasil e seu povo”, que consiste em "preservar a intangibilidade da Constituição” e ressaltou as qualidades de “grande jurista” e “doutrinador constitucional” do ministro Gilmar Mendes.

Como informou Celso de Mello, o novo presidente do Supremo teve participação ativa em comissões que elaboraram proposições legislativas que serviram de base para a aprovação, pelo Congresso Nacional, das leis sobre a ação direta de inconstitucionalidade, a ação declaratória de constitucionalidade e a argüição de descumprimento de preceito fundamental. “Nada mais adequado, portanto, do que ter, agora, na Presidência do Supremo Tribunal Federal, um grande jurista e formulador de idéias e propostas novas na área constitucional”, afirmou o decano.

O próximo a discursar é o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. Em instantes, mais detalhes.

RR/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.