TV Justiça inaugura transmissão em canal aberto digital em São Paulo nesta sexta-feira (18)
A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, e a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS), desembargadora federal Marli Ferreira, presidem nesta sexta-feira (18), às 15h, a cerimônia que marca o início das transmissões do canal digital da TV Justiça na cidade de São Paulo. A solenidade será realizada na sede do TRF-3, na Avenida Paulista, 1.842, 25º andar.
A transmissão pelo canal 67, inicialmente em caráter experimental, etapa que deve durar um ano, tem por objetivo permitir ajustes técnicos e operacionais, bem como experiências com a multiprogramação (cada canal digital comporta pelo menos quatro programações simultâneas) e interatividade. Nesse período, a TV utilizará um transmissor de baixa potência – 200 watts. O investimento está estimado em R$ 600 mil durante os próximos 12 meses.
Multiprogramação e interatividade são os dois recursos tecnológicos que estão motivando as emissoras públicas a investirem na transmissão digital. Soma-se a isso o fato de que o canal digital é hoje o melhor e, em municípios como São Paulo, o único caminho para transmissão em sinal aberto e, portanto, gratuito. “Este é o caminho natural de um canal público”, afirma o coordenador da TV Justiça, Celso Fontão.
A TV Justiça foi criada pela chamada Lei do Cabo, que regulamentou a exploração dos serviços de TV por assinatura no Brasil. Em 2006, inaugurou seu primeiro canal aberto (53/UHF), em Brasília, com sinal analógico. Na quarta-feira (16), a emissora deu início às transmissões digitais na Capital Federal, igualmente em caráter experimental, no canal 52.
Fonte: TRF-3