Kia Joorabchian pede arquivamento da ação penal a que responde na Justiça Federal

17/04/2008 17:20 - Atualizado há 12 meses atrás

A defesa de Kiavash Joorabchian, empresário iraniano e ex-presidente da MSI, acusado pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir o arquivamento da ação penal e a revogação de qualquer mandado de prisão contra seu cliente.

No Habeas Corpus (HC) 94404, o advogado de Kia Joorabchian explica que a MSI foi parceira do time de futebol do Corinthians, mas que não existem elementos que demonstrem a ligação entre os valores supostamente ocultados a partir da parceria MSI/Corinthians com os crimes apontados na denúncia, recebida pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

No processo também são denunciados, pelos mesmos crimes, Boris Berezovski, Alberto Dualib, Nesi Curi, Renato Duprat Filho, Alexandre Verri, Paulo Sérgio Scudiere Angioni e Nojan Bredroud. O Ministério Público narra a trajetória de Berezovsky, que, de acordo com a acusação, teria se transformado “de obscuro e mal remunerado professor de matemática em político influente e poderoso multimilionário”, alega a defesa.

Terminada a narrativa, diz o advogado, a denúncia, sem demonstrar qualquer ligação entre um fato e outro, passa a relatar o que o MP chama de “os primeiros passos de Kia no Brasil”, procurando traçar um elo entre o empresário russo e seu cliente, “de maneira que chega a ser leviana”, ao tratar o iraniano como "testa-de-ferro" de Berezovsky, salienta.

Assim, alegando ausência de justa causa, o advogado pede liminarmente a expedição de um contra-mandado de prisão, para que Kia Joorabchian não seja preso até o julgamento final deste habeas. E, no mérito, pede o trancamento da ação penal com relação ao empresário iraniano.

O relator da ação é o ministro Celso de Mello.

MB/LF

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.