Rádio Justiça produz série de reportagens sobre Brasília

03/04/2008 18:46 - Atualizado há 12 meses atrás

Brasília completa 48 anos no dia 21 de abril. Para comemorar, a Rádio Justiça apresenta uma série de reportagens especiais sobre a capital federal. A primeira é um histórico sobre a criação de Brasília, desde o sonho de Dom Bosco, no século 19, até a inauguração da cidade pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1960. A matéria é assinada pela repórter Roniara Castilhos. Entre os entrevistados, pioneiros e historiadores. Acompanhe no “Notícia e Cidadania – 1ª Edição”, a partir 8h da manhã desta sexta (4) e, também, no “Acesso Público", a partir das 22 horas. Há ainda a opção de ouvir pelo site www.radiojustica.gov.br.

Evolução histórica da linguagem jurídica é tema do “Espaço Forense”

As comemorações, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dos 200 anos do Judiciário Independente no Brasil terminam dia 10 de maio. A data marca o dia da elevação do Tribunal da Relação do Rio de Janeiro à condição de Casa da Suplicação do Brasil. A partir de então, os recursos deixaram de ser encaminhados a Portugal, mesmo após a volta de Dom João VI para Lisboa. Em mais um programa em comemoração ao bicentenário, o “Espaço Forense” debate a evolução histórica da linguagem jurídica. Pedro Beltrão e Miguelzinho Martins entrevistam, nesta sexta, o especialista em direito constitucional Luís Roberto Barroso, o desembargador Rui Portanova e a professora de letras Rosângela Gabriel. A partir das 11h da manhã. 

Ex-cirurgião plástico vai a júri popular por morte de paciente

O magistrado Jesseir Coelho de Alcântara, da 1ª Vara Criminal de Goiânia, decidiu que o ex-cirurgião plástico Marcelo Caron irá a júri popular pela morte de uma paciente. Ela morreu em 2001, dias depois de uma lipoescultura. O juiz afirmou que, em interrogatório, o ex-cirurgião negou a autoria do crime e atribuiu a morte da mulher à má conduta de outro médico e sua equipe que, segundo ele, deixaram de fazer a drenagem no local do ferimento. Para o magistrado, Caron não conseguiu provar suas alegações e há o agravante de que, na época, ele não era residente em cirurgia plástica e, sim, estagiário. A partir das 7h da manhã, o “Hora Legal” entrevista o juiz Jesseir Coelho de Alcântara.

“Direito Direto” discute a idade para o ingresso no serviço público

Brasília é a cidade dos chamados “concurseiros”. Candidatos, principalmente os jovens, lotam salas de cursos preparatórios atrás de uma vaga no serviço público, mas será que editais podem estabelecer limites de idade para a participação em um concurso? O apresentador Walter Lima debate o assunto com especialistas, como a advogada trabalhista Sônia Mascaro Nascimento e o professor de curso preparatório José Wilson Granjeiro. O médico geriatra João Batista Lima Filho também participa do programa. O segundo tema do “Direto Direto” desta sexta são os abrigos para idosos. Acompanhe a partir das 15 horas.

A hora da estrela Clarice Lispector no “Pro Verbo”

Mistério e lirismo filosófico na prosa poética de Clarice Lispector. Acompanhe no “Pro Verbo”. Nesta sexta e domingo (4 e 6), às 21h e 22h, respectivamente. O “Justo Samba” vai até a raiz dos desfiles das escolas do Rio de Janeiro com o disco “Ofício de Puxador”, de Neguinho da Beija-Flor. A partir de meio-dia e meia desta sexta.

“Justiça no Rádio” analisa temas polêmicos com especialistas

Mulher que teve fotos pornográficas divulgadas na internet vai receber indenização de R$ 100 mil, lei catarinense que limita número de alunos por sala de aula é questionada no STF e empresa que obrigava funcionária a se fantasiar de palhaço todos os dias é condenada a indenizar a empregada. Esses são os destaques do “Justiça no Rádio” desta sexta. A partir das 9h da manhã.

Emissoras recebem os boletins da Radioagência Justiça

As emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos nos horários de 8h, 12h, 18h30 e 22 horas. A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.