Ministra Ellen Gracie recebe homenagem da Academia Brasileira de Filosofia
Neste sábado (29), a partir das 20h30, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, será homenageada com o título de Doutora Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia, no Rio de Janeiro. A outorga só foi concedida pela instituição uma vez, ao filósofo japonês Daisaku Ikeda, em 2007. A ministra Ellen será a primeira brasileira a receber o título.
Segundo o presidente da entidade, o filósofo João Ricardo Moderno, a homenagem para Ellen Gracie começou a ser gestada quando ela assumiu a presidência da mais alta Corte do Judiciário brasileiro e confirmou-se com o “excelente” trabalho que ela desenvolveu à frente do Tribunal. “Não importa de que país a pessoa seja. A única regra é que a pessoa homenageada seja muito especial, que reúna uma série de qualidades pelo aspecto moral, ético e profissional”, disse Moderno sobre a escolha da ministra.
Além de ser a primeira mulher a chegar ao STF, em 2000, Ellen Gracie foi a primeira mulher a presidir o Tribunal, em 2006. Quando tomou posse na Suprema Corte, disse que a chegada de uma mulher pela primeira vez ao comando de um Poder da República (o Judiciário) foi uma conquista de todas as brasileiras, não apenas dela própria. Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Ellen Gracie fez carreira no Rio Grande do Sul, onde foi procuradora da República e juíza do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre).
A homenagem será realizada na sede da Academia Brasileira de Filosofia, que fica na Casa Histórica de Osório, imóvel tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A entidade tem entre os seus objetivos a defesa, a divulgação e a preservação da memória da cultura filosófica brasileira. Fundada em 1989, ela é composta por 60 cadeiras, distribuídas entre membros efetivos e perpétuos. Além disso, integram os quadros da Academia membros correspondentes em vários países do mundo, como a França, Portugal, Estados Unidos, Japão, Espanha e Itália.
RR/EH