Seminário Juízes e Tribunais marca comemorações do Bicentenário, afirma presidente do STF

27/03/2008 12:35 - Atualizado há 12 meses atrás

Em entrevista após a abertura do Seminário Juízes e Tribunais: Perspectivas da História da Justiça no Brasil, realizado no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, a ministra Ellen Gracie disse que o encontro é uma das atividades promovidas em comemoração aos 200 anos do Judiciário Independente, comemorado no próximo dia 10 de maio. “São duzentos anos de uma instância terminativa na Justiça brasileira e praticamente a nossa sucessão em relação à matriz portuguesa. A partir daí, então todos os casos que se iniciaram no Brasil tiveram a sua decisão final também no nosso país e eu acho que esse é um marco importante, um momento de nós refletirmos sobre esse passado, que é muito rico, e também projetarmos o futuro”, disse a ministra.

Sobre o lançamento do selo e futuramente de uma moeda comemorativa, a ministra diz que são maneiras de fazer perdurar no tempo esse registro de uma data importante. “A filatelia, assim como a numismática, tem esse objetivo. Depois, aquelas coleções ficam para a posteridade e, durante muitos e muitos anos e séculos será relembrado o momento em que celebramos os duzentos anos do Judiciário no Brasil”.

Ela disse ainda que o Rio de Janeiro foi escolhido para o lançamento por ter sido a última sede que o Supremo Tribunal Federal ocupou na cidade antes da mudança para Brasília. A sede “está muito bem restaurada e bem cuidada pelo Centro Cultural Justiça Federal, de modo que esse também é um dos motivos que levaram o STF a restituir o mobiliário original para sua sede primitiva”, finalizou a presidente.

CM/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.