Ministra Ellen Gracie lança selo comemorativo ao Bicentenário nesta quinta-feira (27)
O Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil será um dos homenageados na série de selos "200 Anos da Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil", lançada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A série foi desenvolvida em comemoração aos 200 anos de diversas instituições que foram criadas com a chegada da Corte portuguesa.
O lançamento do selo dedicado ao Judiciário será realizado nesta quinta-feira (27), pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, na abertura do Seminário "Juízes e Tribunais: Perspectivas da História da Justiça no Brasil", que acontece até sexta-feira no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro.
Além do Judiciário, também serão homenageados com a série os 200 anos da Abertura dos Portos às Nações Amigas; do Comércio Exterior no Brasil; do Banco do Brasil; da Faculdade de Medicina da Bahia; da Faculdade de Medicina da UFRJ; do Corpo de Fuzileiros Navais; dos Dragões da Independência; da Polícia Civil no Brasil; da Justiça Militar da União; do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; da Imprensa Nacional; da Influência Portuguesa na Gastronomia Brasileira; do Regulamento Provisional da Administração Geral dos Correios; e da Mala Filatélica.
Os primeiros desses selos trazem duas imagens que representam a partida da Corte de Portugal e a chegada em Salvador em 1808. Foi utilizada na criação a técnica de fotografia, desenho e computação gráfica.
O selo sobre o Judiciário independente traz o monumento “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti. A imagem da imponente escultura traz em segundo plano a foto do STF, órgão de cúpula do Poder Judiciário. A previsão é de que sejam impressos 510 mil selos relativos ao Judiciário.
CM/EH