Arquivado mais um pedido de liberdade do ex-juiz Rocha Mattos

26/03/2008 17:30 - Atualizado há 12 meses atrás

O ministro Eros Grau determinou o arquivamento do Habeas Corpus (HC) 94133, impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF) em favor do ex-juiz João Carlos da Rocha Mattos. A defesa pedia que Rocha Mattos fosse posto imediatamente em liberdade, e ainda que o Supremo determinasse ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) que analisasse pedido feito àquela corte, referente à progressão de regime e liberdade condicional.

Para o relator, a Lei de Execução Penal determina que o livramento condicional só pode ser concedido após serem ouvidos o Ministério Público e o Conselho Penitenciário. A alegação da defesa do ex-juiz, de que o MP estaria demorando em analisar a ação, não revela excesso de prazo, afirmou o ministro em sua decisão.

De acordo com informações constantes nos autos, frisou Eros Grau, o processo encontra-se no gabinete do subprocurador responsável desde o dia 28 de fevereiro. “Abstraídos os dias 19 a 30 de março (Semana Santa), transcorrem dez dias entre o recebimento do processo e a presente data (ontem, 25), prazo razoável se considerada a notória sobrecarga de serviços no Ministério Público Federal”, salientou o ministro, negando seguimento ao pedido e determinando o arquivamento da ação.

MB/LF

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.