Uso dos cartões de crédito e débito em debate na Rádio Justiça
No Brasil, circulam 420 milhões de cartões. O número representa mais de duas unidades por brasileiro e dá ao país o oitavo lugar no ranking mundial. O “dinheiro de plástico”, modalidade de compra criada nos Estados Unidos em 1920, é o tema do “Espaço Forense” desta terça (11). Para falar sobre o assunto, Pedro Beltrão e Miguelzinho Martins entrevistam o promotor de Defesa do Consumidor Leonardo Bessa e o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), Geraldo Tardin. Também participa do programa a professora de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cláudia Lima Marques. O “Espaço Forense” começa às 11h da manhã.
Multas para empresa que não contrata pessoas com deficiência em discussão no “Hora Legal”
As empresas com mais de 100 empregados devem reservar vagas para pessoas com deficiência ou reabilitadas pela previdência social. A determinação está na lei nº 8.213/91. O Ministério Público do Trabalho quer que a empresa de transportes Viação Sandra seja multada em mais de R$ 64 mil por não contratar pessoas com deficiência, mesmo depois de decisões judiciais. Para mais detalhes, Pedro Beltrão conversa, a partir das 7h da manhã, com a procuradora do trabalho em Minas Gerais, Lutiana Nacur Lorentz.
“Direito Direto” discute uso de equipamentos de segurança
Os empregadores são obrigados a oferecer equipamentos de segurança aos trabalhadores. Capacetes, protetores solares e luvas são itens nem sempre oferecidos pelas empresas. Como a legislação trata o assunto? Como o trabalhador pode exigir os equipamentos? Entre os entrevistados, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Edgar de Paula, e a engenheira de segurança do Serviço Social da Construção Civil, Juliana Moreira de Oliveira. Um outro assunto do programa são as implicações trabalhistas e de saúde relacionadas ao trabalho noturno. O programa começa às 15h e é apresentado por Walter Lima.
A presidente do TRT em Brasília em destaque no “Na Trilha da Vida”
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, em Brasília, juíza Flávia Simões Falcão, é a convidada do “Na Trilha da Vida”. A partir das 21h, ela conta ao apresentador Walter Lima um pouco de seu amor pela cidade, suas preferências musicais, esportivas, e até interpreta a canção “Caça e Caçador”, de Fábio Júnior.
Emissoras recebem boletins da Radioagência Justiça
Basta um cadastro no site e as emissoras passam a receber boletins diários produzidos pela Radioagência. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos nos horários de 8h, 12h, 18h30 e 22h. A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.