STF promove exposição de Rugendas no CCJF do Rio até o fim de março
Inaugurada ontem (11) pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, a mostra de litogravuras do artista plástico Johann Moritz Rugendas fica aberta ao público até 28 de março, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro.
A exposição, que já esteve no STF em setembro de 2007, faz parte das comemorações do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil e traz 50 reproduções de litogravuras do livro “Uma Viagem Pitoresca através do Brasil”, de Rugendas.
O pintor acompanhou a Família Real Portuguesa na vinda ao Brasil, em 1808, retratando a fauna, a flora e os costumes daquele período, mostrando como as pessoas se vestiam, se divertiam, se comportavam.
Em seu discurso na inauguração da mostra, a Ministra Ellen Gracie lembrou a importância que a vinda de D. João VI e sua família teve para a independência do Judiciário brasileiro, destacando que Rugendas fez parte desse momento histórico ao retratar o período.
As obras ficarão expostas até 28 de março, de terça a domingo, das 12h às 19h. O Centro Cultural Justiça Federal fica na Avenida Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro / RJ. Mais informações no site www.ccjf.trf2.gov.br/prog/prog.htm.
A TV Justiça está produzindo matérias especiais sobre os 200 anos de Judiciário Independente no Brasil, incluindo a cobertura da exposição, que serão veiculadas no Jornal da Justiça, produzido pela emissora.
HF/EH
Leia mais:
26/09/07 – Inaugurada exposição de litografias de Rugendas no Salão dos Bustos do STF