Alerta sobre alimentos estragados nesta sexta na Rádio Justiça
Época de consumir os tradicionais produtos das ceias de Natal e Ano Novo, é preciso observar detalhes que podem comprometer não apenas a qualidade dos produtos, mas a saúde do consumidor. O tema estará em discussão no “Revista Justiça”, às 11h da manhã. A maneira como as embalagens são apresentadas, a forma de armazenamento e o meio de transporte influenciam na qualidade e podem contribuir para estragar os alimentos. Para falar sobre o assunto, Pedro Beltrão e Miguelzinho Martins entrevistam o diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, Paulo Nicolellis Júnior. Também participa do programa a advogada do Procon do Paraná Marta Paim. Ela vai explicar como o consumidor pode denunciar estabelecimentos em condições ilegais.
Primeira vara especializada em crimes contra idosos, adolescentes e crianças do Amazonas é tema do “Hora Legal”
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) criou nesta semana a primeira vara especializada nesses atendimentos. A idéia é proteger os idosos dos crimes de natureza doméstica e as crianças e adolescentes, do abuso sexual. De acordo com dados do Fórum Nacional de Conselheiros Tutelares, até outubro foram registrados 700 casos de violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Para maior agilidade, a vara funciona em ambiente virtual. As denúncias, promoções e petições em formato tradicional (papel) serão digitalizadas para que o processo tramite em ambiente eletrônico. Sobre o assunto, Pedro Beltrão conversa, a partir das 7h da manhã, com o presidente do tribunal, desembargador Hosannah Florêncio de Menezes.
Viagem de menor desacompanhado é destaque do “Direito Direto”
Em muitas oportunidades, crianças e adolescentes embarcam sem a companhia dos pais ou responsável, principalmente em ônibus, mas de 6 a 13 anos precisam estar acompanhadas de um adulto. Se não for o pai ou a mãe, o responsável necessita de um documento de autorização específica. O problema é que, muitas vezes, o viajante só tem conhecimento da exigência na hora do embarque. Quem fala sobre o assunto é o supervisor substituto da Seção de Comissariado da Vara da Infância e da Juventude de Brasília, Marcos Barbosa. O advogado penal Yuri Gagarin e o administrador da Estação Rodoferroviária de Brasília, Fábio Diniz, também participam do programa. Outro tema do “Direito Direto” é a falta de vagas nas escolas de ensino profissionalizante. Entre os entrevistados, o coordenador-geral de Supervisão da Gestão das Instituições Federais de Educação Profissionalizante e Tecnológico do MEC, Gleisson Rubin. Ainda participa do programa o diretor da escola Técnica Federal de Brasília, Ivan Antonio de Freitas. A apresentação é de Walter Lima, a partir das 15h.
Cultura na 104,7
Às 21h, “Pro Verbo” apresenta a vida e obra do escritor mineiro Rubem Fonseca. Com narrativa cinematográfica, ele aborda o submundo carioca.
Radioagência Justiça
A “Rádio Justiça” transmite diariamente boletins com as principais notícias do país e, especialmente, do Judiciário. Os jornais são transmitidos às 8h, 12h, 18h30 e 22h30. As emissoras interessadas precisam apenas fazer um cadastro pelo site. A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, por satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.