Fórum de São Luís (MA) exibe exposição sobre o STF
Durante os próximos dois meses, o Fórum “Desembargador Sarney Costa”, de São Luís (MA), sedia a exposição fotográfica itinerante “Supremo Tribunal Federal em Brasília”. A mostra foi aberta na noite desta segunda-feira (10), pela presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargadora Madalena Serejo. A presidente do STF, ministra Ellen Gracie, foi representada no evento pelo ministro João Batista Brito Pereira, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A exposição fica na capital maranhense até o dia 10 de fevereiro, com horário de visitação pública das 8h às 18h, de segunda a sexta. Dez painéis produzidos pela fotógrafa Graça Seligman contam parte da história da Corte Suprema em Brasília. Um dos objetivos da iniciativa é familiarizar o público com a importância do STF, a mais alta corte de Justiça do país.
Os registros mostram fases da construção do Supremo, a Galeria dos Presidentes, o Salão Branco, a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, os Anexos I e II, e registram visitas de personalidades ilustres, como a do então presidente da França, Valéry Giscard d’Estaing, e a do príncipe de Gales, Charles Philip Artur George, ambas em 1978, além de desenhos do arquiteto Oscar Niemeyer.
A presidente do TJ-MA destacou o valor histórico e cultural da exposição para a comunidade jurídica e para a sociedade em geral. “Ao tempo em que promove a abertura do Poder Judiciário ao grande público, a iniciativa também contribui para a disseminação de fatos relevantes da história do Brasil em nossa cidade”, disse Madalena Serejo.
O ministro João Batista Pereira disse estar duplamente emocionado, por ter sido distinguido pela ministra Ellen Gracie para representá-la, e por ter sido escolhido por ser maranhense. O membro do TST reproduziu palavras da presidente do STF, para quem a mostra apresenta “não apenas as formas externas do conjunto, mas também a intimidade de seus espaços interiores e das atividades cotidianas da instituição”. João Batista aproveitou para homenagear o autor do projeto arquitetônico, Oscar Niemeyer, que irá completar cem anos no próximo sábado.
Fonte: TJ-MA