Violência doméstica contra as crianças é um dos temas da Rádio Justiça nesta terça
De cada dez crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência, três foram agredidas pela mãe, segundo análise do Núcleo Estadual de Vigilância de Violência e de Acidentes de São Paulo. O núcleo, presente nos hospitais públicos, registrou 1223 crianças agredidas em 64 municípios pesquisados. As mães dessas crianças foram responsáveis por 31% dos atos, superando os pais (17,8%) e padrastos (6,5%). A coordenadora do estudo, Vilma Gawyszewsk, é uma das entrevistadas do “Revista Justiça”, às 11h da manhã. Pedro Beltrão e Miguelzinho Martins também entrevistam a coordenadora de grupo de trabalho da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), Enza Mattar.
“Hora Legal” aborda questões ambientais debatidas no Maranhão
O II Ciclo de Debates sobre Meio Ambiente, "Consciência e Transformação”, começa nesta terça, a partir das 8h, em Marajá do Sena (a 270 km de São Luís). O ciclo, promovido pela Promotoria de Justiça daquela comarca, pretende conscientizar a população sobre os problemas ambientais da região, incentivando o poder público a implantar políticas de prevenção e de combate aos problemas ao meio ambiente. Pedro Beltrão entrevista, às 7h, a promotora de Justiça Uiuara de Melo Medeiros.
Troca do nome é um dos assuntos do “Direito Direto”
Ortografia errada, dúvida quanto ao gênero, além de constrangimento causado pela sonoridade do nome próprio são alguns dos motivos que levam as pessoas à Justiça para tentar trocar o seu nome. O apresentador Valter Lima conversa com a juíza da 4ª Vara de Família de Curitiba, Joeci Machado, com o advogado Marcos Colares e com o diretor de Registro Civil da Associação dos Notários Regionais, Roberto Lúcio Pereira. O programa também analisa a questão do emplacamento dos veículos em estados distintos da residência do proprietário. O jurista Ives Gandra explica se o carro que paga o IPVA em uma região precisa fazer a transferência no Detran para migrar para outro estado. O “Direito Direto” vai ao ar às 15h.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou através do site www.radiojustica.gov.br.