STF recebe três prêmios por trabalhos em Tecnologia da Informação

29/11/2007 09:30 - Atualizado há 12 meses atrás

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu três prêmios na área de Tecnologia da Informação devido ao trabalho realizado pelo secretário Paulo Roberto Pinto e sua equipe. O avanço, no sentido de tornar o Judiciário mais célere e acabar com a morosidade dos processos, fez com que os sistemas desenvolvidos pela equipe não só respondessem aos anseios da sociedade, mas também fossem reconhecidos por meio dos prêmios.

Prêmio Profissional de Tecnologia da Informação

Em 2006, Paulo Roberto Pinto foi premiado como Profissional de Tecnologia da Informação por desenvolver e implantar um conjunto de ações em TI para dar cada vez mais transparência ao Poder Judiciário. O prêmio é organizado pela empresa Plano Editorial que publica, entre outras, a revista Informática Hoje. A premiação visa reconhecer o trabalho de pessoas que se destacam na criação de novas tecnologias e soluções em TI. Este ano, ele recebeu a edição 2007 do mesmo prêmio, concedido após uma comissão composta por 500 integrantes que elegerem as principais pessoas e instituições que se destacam no campo da tecnologia da informação em diversos segmentos. O STF foi premiado na categoria governo.

Prêmio TI & Governo

O segundo prêmio conquistado foi pelo projeto Webservice RE-Eletrônico, que permitiu a tramitação dos recursos extraordinários totalmente por meio de computador. Os trabalhos foram classificados nas categorias e-Administração Pública, e-Serviços Públicos e e-Democracia. O STF ganhou na categoria e-Administração Pública. Os critérios considerados na avaliação foram caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos. A entrega oficial do troféu será no dia 12 de dezembro, em São Paulo. Participam da premiação o secretário Paulo Pinto,  o responsável pela equipe que trabalhou na criação do sistema, Flávio Henrique Rocha, e o coordenador de sistemas, Gustavo Sanches.

Prêmio Personalidade Mais Inovadora

Este prêmio é organizado pelo Instituto Sem Fronteiras e pela Sucesu (Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações). É um concurso de nível nacional que premia executivos chefes de informática. São escolhidas as cinco personalidades mais inovadoras do Brasil na área de Tecnologia da Informação, dentro do setor governamental. A premiação ocorreu no dia 22 de setembro de 2007, em Arraial D’ajuda (BA).

Segundo o secretário Paulo Pinto, os prêmios são uma conquista do Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque a instituição tem investido em sistemas para buscar dar respostas à sociedade e para acabar com a morosidade da Justiça. Para ele, essa transformação aconteceu após a chegada de servidores públicos específicos na área de informática e que trouxeram experiências de outros tribunais, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de onde ele próprio veio. “Esses servidores já trabalhavam há anos conduzindo a área de TI”, afirma. Outra estratégia é a forma de se trabalhar com todas as equipes que integram a informática. Em sua opinião, é essencial fazer com que os funcionários percebam que fazem parte de um todo e que o trabalho depende de todas as equipes. Isso reflete diretamente na qualidade do trabalho e faz toda diferença.

Paulo Pinto disse ainda que o Supremo é o único tribunal no Brasil, do total de 94, que está pronto para a Lei 11.419, que dá ao sistema judiciário a permissão para receber e processar o julgamento das ações eletronicamente. A expectativa é de que em aproximadamente dois anos todas as classes processuais como habeas corpus e reclamações estejam tramitando eletronicamente no Supremo. Quando houver um grande número de tribunais trabalhando com o sistema eletrônico, o STF começará a receber também os agravos de instrumento por esse meio. O secretário prevê que, em cinco anos, todo o Poder Judiciário estará totalmente informatizado e os processos poderão tramitar eletronicamente.

CM/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.