Ciclo de Palestras do Bicentenário recebe este mês presidente das Cortes do Paraguai e do Chile
Dia 21 de setembro, sexta-feira, às 15h, no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Suprema Corte do Paraguai José Raul Torres Kirmser irá proferir palestra sobre "A praxis do controle de constitucionalidade na atualidade", dentro da programação do Ciclo de Palestras do projeto Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil. Kirmser também é doutor em Ciências Jurídicas e professor titular de Direito Mercantil da Faculdade de Direito e Ciências Sociais UNA.
O Presidente do Tribunal Constitucional do Chile, José Luis Cea Egana, também já confirmou a presença no dia 27 de setembro, quinta-feira, e apresentará às 10h a palestra sobre o mesmo tema. Ambas as apresentações serão na Sala de Sessões da Primeira Turma no Anexo 2 do STF e são abertas para professores e profissionais do Direito. Egana é doutor em Direito e professor de Direito Político e Direito Constitucional da Universidade do Chile. Atualmente é presidente da Associação Internacional de Direito Constitucional, presidente da Academia Chilena de Ciências Sociais do Instituto do Chile, além de presidir a Suprema Corte de seu país.
O Ciclo de Palestras do Bicentenário prevê a realização periódica de encontros com representantes convidados do Judiciário de diferentes países. As palestras são sempre transmitidas ao vivo pela TV Justiça e pela Rádio Justiça.
A perspectiva é de que até 2008 o Ciclo receba ainda representantes do Judiciário da França, Áustria, Canadá, Itália, Alemanha e Estados Unidos. Já contribuíram com seus conhecimentos a ministra do Uruguai Sara Bossio e o juiz português Rui Manoel de Moura Ramos.
Mais informações sobre o projeto Bicentenário no site: www.stf.gov.br/bicentenario
NA/CM