Velloso rebate afirmativa de que o ministro Jobim teria influenciado voto de colega
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, afirmou hoje (22/02) que dá o seu testemunho de que o ministro Nelson Jobim jamais tentou influenciar o voto de qualquer dos seus colegas no STF.
Segundo a revista IstoÉ, o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) teria informado que o ministro Jobim teria levado a ministra Ellen Gracie a deferir liminar em mandado de segurança impetrado pela Advocacia-Geral da União para impedir a atuação da CPI instaurada pela Assembléia Legislativa da Bahia para investigar denúncias de irregularidades na Companhia Docas da Bahia, uma sociedade de economia mista federal.
Os ministros Jobim e Ellen Gracie, disse Velloso, “em conversa que mantivemos, disseram-se que rejeitam a afirmativa porque ela não reflete a verdade. Jamais isto ocorreu, acrescentaram”.
“Estou firmemente convencido, afirmou o ministro Velloso, que a ministra Ellen Gracie proferiu decisão com base no seu entendimento jurídico”.
Indagado pelos jornalistas, se teria sido ilícita a gravação da conversa do senador Antônio Carlos Magalhães, feita pelos procuradores da República, o ministro Velloso recusou-se a responder, porque há a possibilidade de a questão ser submetida ao julgamento do Supremo Tribunal.