Velloso apreciará Reclamação de Jader no STF

16/02/2002 22:26 - Atualizado há 8 meses atrás

Por determinação do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ilmar Galvão, o ministro Carlos Velloso apreciará a Reclamação ajuizada na tarde de hoje (16/2) pelos procuradores do ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA),  preso pela Polícia Federal.


Ontem, a Justiça Federal de Tocantins havia expedido um Mandado de Prisão contra supostos envolvidos no chamado escândalo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), já extinta, entre os quais estava Barbalho.


Jader foi preso às 9h30 em Belém e transferido para Palmas (TO) às 11h30, onde se encontra na Superintendência da Polícia Federal. Foram presos também a consultora Maria Auxiliadora Barra Martins e o ex-superintendente da Sudam José Arthur Tourinho.



O ministro Carlos Velloso é o relator da Petição (PET 2446) impetrada no STF por Barbalho para que o próprio tribunal exerça o controle das investigações do Inquérito que tramita na Superintendência Regional da Polícia Federal de Tocantins e que tem como objetivo apurar irregularidades ocorridas na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Além disso, o ministro é relator em Inquéritos que apuram irregularidades no Banpará e na venda de Títulos da Dívida Agrária (TDAs) e nos quais, supostamente, o ex-senador estaria envolvido.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.