Velloso defende adoção de penitenciárias agrícolas em almoço com José Gregori

21/02/2001 16:15 - Atualizado há 8 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Velloso, defendeu hoje (21/02) a adoção de penitenciárias agrícolas em todo o país, o que resolveria o problema do ócio nas penitenciárias. O ministro transmitiu a idéia durante almoço, em seu gabinete, com o ministro da Justiça, José Gregori.

De acordo com o presidente do STF, essas penitenciárias seriam localizadas em zonas rurais onde os presos poderiam plantar e cuidar de animais, e receberiam presidiários oriundos das zonas rurais, mesmo que habitassem em favelas. “Além disso, o trabalho na zona rural poderia representar um prêmio para os detentos de bom comportamento e que não fossem perigosos”, observou Velloso.

O ministro José Gregori, segundo Carlos Velloso, ficou de submeter a idéia aos estados-membros do Plano de Segurança Nacional.

O presidente do Supremo disse ainda que existe um exemplo de penitenciária rural na cidade de Neves, em Minas Gerais, mas que de certa forma está desvirtuada da proposta original porque já está na região metropolitana de Belo Horizonte.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.