Ministra Ellen Gracie dá boas vindas aos participantes do Colóquio e ressalta a importância do encontro

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, abriu na manhã desta quarta-feira (23) o Colóquio Internacional de Direito e Economia que reúne especialistas de vários países para debater a economia e o direito.
A ministra Ellen Gracie ressaltou a satisfação que o STF tem em receber os participantes do Colóquio e destacou a importância do Centro Latino Americano e do Caribe de Direito e Economia (Clacde), responsável pela organização do encontro. Para a ministra, a entidade “tem manifestado de modo muito eficiente o seu propósito de promover um diálogo enriquecedor entre o poder judiciário e os membros da academia sobre a análise econômica do direito”.
De acordo com a ministra, esse diálogo entre juristas e economistas é fundamental porque, dessa análise, depende a avaliação do impacto da edição de novas leis ou da repercussão de decisões judiciais no desenvolvimento econômico do país.
Disse ainda que para os integrantes do Poder Judiciário esse exercício de reflexão é especialmente necessário e profícuo. "Não há dúvida alguma de que a ordem jurídica e sua interpretação pelos tribunais constituem a pedra de alicerce para um desenvolvimento econômico saudável", afirmou.
Após a fala da ministra Ellen, o professor Henry Manne da George Mason University começou a sua exposição dentro da primeira sessão do Colóquio que vai discutir a História do Direito e Economia.
CM/IN
A presidente do STF, ministra Ellen Gracie, dá boas vindas aos participantes do Colóquio. (Cópia em alta resolução)