Ministra Ellen Gracie confere montagem da exposição das Constituições e convida cidadãos para visitar mostra

22/05/2007 14:30 - Atualizado há 12 meses atrás

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, acompanhou na manhã desta terça-feira (22) os últimos retoques da exposição As Constituições Brasileiras, que será aberta amanhã com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia.

Durante a visita, a ministra Ellen Gracie ressaltou que as comemorações do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil começam com a exposição que celebra as Constituições brasileiras. Lembrou que o STF é o guardião da Constituição e também intérprete das suas leis, por isso, “é grande a nossa responsabilidade e o nosso vínculo com as constituições, inclusive afetivo”, afirmou.

Para a ministra, o interesse maior da exposição sobre as Constituições é justamente mostrar de uma maneira bastante didática o quanto ela é presente na vida dos cidadãos, na vida política da nação e o quanto significa na evolução histórica do Brasil.

Os cidadãos foram convidados pela ministra Ellen Gracie a visitar a exposição: “eu gostaria que todos os cidadãos brasileiros conhecessem as suas constituições, tanto a atual como também o que veio antes, como as lutas, as dificuldades, o que representou em termos de evolução da nacionalidade a redação de sucessivas constituições”, disse a ministra ao explicar que foi necessário sacrifício e empenho de grandes notáveis, e também o empenho do povo que contribuiu para os marcos jurídicos que são as Constituições brasileiras, por isso a importância de todos conhecerem a história.

Visita de estudantes

A ministra dirigiu o seu convite especialmente aos estudantes e pediu que os professores e diretores de escolas tragam seus alunos e incentivem a virem conhecer a exposição. Informou ainda que a exposição é desmontável e portátil e o STF vai fazer todo empenho para que ela circule pelo Brasil. Inicialmente terão acesso à exposição as pessoas que moram em Brasília e poderão fazer o circuito da praça, visitando o Palácio do Planalto, o STF e o Congresso Nacional, já que a exposição é dividida entre os Três Poderes. “Mas, no futuro, vamos fazer circular por todo país, para que um grande número de brasileiros tenha conhecimento dessa realidade, que é realmente a história do Brasil, através da história da sua Constituição”, disse a ministra.

O lançamento da exposição será nesta quarta-feira (23) e estará aberta ao público a partir de quinta-feira (24). A exposição poderá ser visitada de segunda a domingo, de 9h às 18h, durante a semana, e 9h30 às 15h , nos fins de semana. As escolas públicas poderão agendar visitas com o apoio da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), organizadora do evento, que vai oferecer ônibus para transportar os alunos.

CM/EH


A presidente do STF, ministra Ellen Gracie, acompanhou os últimos retoques da exposição As Constituições Brasileiras. (cópia em alta resolução)


A presidente do STF, ministra Ellen Gracie, acompanhou os últimos retoques da exposição As Constituições Brasileiras. (cópia em alta resolução)


A presidente do STF, ministra Ellen Gracie, acompanhou os últimos retoques da exposição As Constituições Brasileiras. (cópia em alta resolução)


Durante a entrevista coletiva, a ministra dirigiu convite especialmente aos estudantes e pediu que os professores e diretores de escolas tragam seus alunos e incentivem a virem conhecer a exposição.(cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.