Conselho Estratégico aprova realizações da TV Justiça

Na segunda reunião do Conselho Estratégico da TV Justiça, realizada hoje (14), foi aprovado o relatório de atividades da emissora do período de junho de 2006 a maio de 2007. Entre as deliberações, os membros do conselho também aprovaram oficialmente a nova marca da emissora e dos programas. Durante a reunião, a especialista Marilena Chiarelli elogiou a parte visual da TV Justiça relacionada à mudança da marca, dos cenários e da padronização das fontes entre os parceiros por meio da internet.
Dentre as atividades previstas no relatório está a implantação de quatro eixos editoriais: jornalismo, cidadania, educação e prestação de serviços. A partir dessa ação, já foram criados cinco novos programas: Boas Práticas, Diplomacia Judiciária, Curta Dentro da Lei, Repórter Justiça e Fórum ao Vivo, com a participação dos telespectadores.
O Conselho Estratégico da TV Justiça, com base nos eixos editoriais, definiu a nova identidade visual da emissora e a padronização desta nova marca por meio da internet. Outras ações aprovadas na reunião foram a reestruturação dos programas já existentes, sendo que 80% deles já foram avaliados pelo Comitê; a divulgação do novo posicionamento estratégico, tendo em vista a implantação de uma pesquisa no site da TV, desde novembro passado, para colher a opinião dos internautas sobre a emissora; o aprimoramento do Centro de Operações Integradas, consistente na central técnica e controle mestre; a compra de equipamentos com melhor captação de áudio e vídeo; a universalização do sinal da TV Justiça que, a partir de 11 de agosto (5º aniversário da TV) também será transmitido pelo canal 53, UHF, apenas em Brasília.
Avaliação
A presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, sugeriu a realização de uma reunião com especialistas em áudio, vídeo, edição e outras áreas ligadas à televisão, a fim de que avaliem, até o início do segundo semestre, os programas da TV Justiça. “Queremos que o público saiba que está sendo feito um esforço para melhorar a TV Justiça”, disse a ministra.
Foi aprovada, ainda, a participação, no Comitê Editorial, de um representante do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, composto por assessores de imprensa do Judiciário e do Ministério Público de todo o país. Este representante, no entanto, não terá direito a voto, conforme estabeleceu o conselho.
Os membros do conselho também decidiram realizar parcerias com organizações não-governamentais para a produção de novos programas. Participaram da reunião a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie; o vice, ministro Gilmar Mendes; o terceiro na linha sucessória da Corte, ministro Cezar Peluso; o diretor-geral do Supremo, Sérgio Pedreira; o secretário de Comunicação Social do STF, Delorgel Kaiser; e a especialista em comunicação com foco em televisão Marilena Chiarelli.
O primeiro encontro do Conselho Estratégico da TV Justiça ocorreu no dia 27 de junho do ano passado e teve como objetivo a implantação do conselho.
EC/EH
Reunião do Conselho Estratégico da TV Justiça.(cópia em alta resolução)
Leia mais: