Ministra Ellen Gracie abre o Seminário de Gestão da Informação Digital

12/02/2007 13:05 - Atualizado há 12 meses atrás

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, participou na manhã desta segunda-feira (12) da abertura do 1º Seminário de Gestão da Informação Jurídica em Espaços Digitais, organizado pelo STF e sediado no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O objetivo do seminário, que atraiu cerca de 500 participantes a Brasília, é discutir e disseminar novos conceitos, tecnologias e tendências na gestão da informação jurídica em ambiente digital.

Na abertura, a ministra Ellen Gracie falou sobre a importância das bibliotecas, que sempre estiveram aliadas ao sinônimo de "conhecimento acumulado e de conhecimento que gera conhecimento". Ressaltou que, nos dias atuais, a humanidade tem uma bagagem de conhecimento acumulado como nunca houve antes e o progresso faz com que o conhecimento tenha circulação praticamente instantânea, de modo que, a última descoberta científica encontra-se noticiada ao redor do mundo.

"Não se trata mais de carência de informação ou de que a informação seja acessível apenas para poucos, mas de um excesso de informação impossível de ser metabolizado por um só indivíduo", avaliou. Para a ministra Ellen, as bibliotecas digitais surgem nesse contexto como uma alternativa confiável aos serviços livres existentes na internet. Além disso, cumprem uma importante função de preservação aliada a democratização de acesso a documentos antes inacessíveis. "Não há dúvida de que a biblioteca volta a ter a primazia como centro de preponderância e de preservação e produção da cultura que tiveram na idade média. A diferença é que, agora, com o novo formato está incomensuravelmente ampliada".

Para exemplificar os ganhos com a adoção da tecnologia, a presidente do STF destacou o que a instituição tem feito para disponibilizar à sociedade as informações e funcionamento do Tribunal. "Desde há alguns anos, o STF coloca à disposição do público, por meio da rede mundial de computadores, a íntegra de sua jurisprudência". Citou também o link que dá acesso ao inteiro teor das discussões no Supremo e o número de volumes digitais lançados recentemente. Além disso, falou sobre as discussões em matérias de extradição, de reforma agrária, as questões de ordem, o índice de Ações Diretas de Inconstitucionalidade, resumo em língua estrangeira das principais discussões no tribunal e a iniciativa de coletar a jurisprudência constitucional dos países de língua portuguesa.

"Temos muito o que aprender nesses três dias de reunião. Agradeço o engajamento de tantas instituições que nos enviam representantes, ao parceiros como TST, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Universidade de Brasília (UnB) e a cada um dos palestrantes que vieram partilhar conosco o seu conhecimento. A todos os participantes desejo um excelente proveito dessa oportunidade rara de aperfeiçoamento profissional".

O seminário acontece entre os dias 12 e 14 de fevereiro e conta com um público de bibliotecários, profissionais da computação, e comunidade jurídica. Haverá palestras com especialistas no tema que atuam no Brasil, França, Estados Unidos e Itália.


A presidente do STF, ministra Ellen Gracie, participou da abertura do 1º Seminário de Gestão da Informação Jurídica em Espaços Digitais. (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.