Seminário de Gestão da Informação Jurídica em Espaços Digitais tem início na próxima segunda-feira
Nos próximos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) promoverá o 1º Seminário de Gestão da Informação Jurídica em Espaços Digitais, organizado pela Secretaria de Documentação e a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, ambas do STF.
Com transmissão ao vivo, pela internet, o evento ocorrerá na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e terá a participação de palestrantes estrangeiros e representantes de universidades e instituições públicas brasileiras. A abertura oficial do seminário (12/2) será realizada pela presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, às 9h30.
“O evento tem como objetivo tratar os principais enfoques de uma biblioteca digital”, disse a coordenadora da biblioteca e componente da comissão organizadora do seminário, Lílian Januzzi Vilas Boas. Trata-se de uma oportunidade de ampliar o conhecimento tecnológico nacional para melhorar a oferta de produtos e serviços de informações jurídicas baseados em padrões internacionais, garantindo a cooperação, o acesso, a interoperabilidade e as melhores práticas na gestão de espaços digitais no país”.
Os organizadores prevêem a participação de 500 pessoas entre bibliotecários, arquivistas, analistas de sistemas, advogados e estudantes dessas quatro áreas. O seminário contará com 26 palestrantes, entre eles seis estrangeiros vindos da França, Itália e Estados Unidos.
Direitos autorais em espaços digitais, fundamentos da arquitetura da informação, arquitetura da informação na prática, tratamento da informação digital, acessibilidade e recuperação da informação jurídica em espaços digitais são alguns dos assuntos a serem abordados durante o evento. Após a exposição do palestrante, haverá mesas redondas, debates e questionamento do público sobre os temas.
De acordo com Lílian Vilas Boas, os meios de comunicação interessados em cobrir o seminário poderão fazer o pré-credenciamento nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, de 12h às 18h, na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, localizada no 1º andar, do Anexo II do Supremo Tribunal Federal. Aos jornalistas que só poderão fazer o credenciamento no primeiro dia do seminário, 12/2, a comissão organizadora do evento pede para que cheguem às 8h a fim de evitar atraso na abertura.
A transmissão simultânea do seminário pela internet pode ser acompanhada pelo site www.stf.gov.br/sijed. O endereço eletrônico traz, também, mais informações sobre o evento.
EC/EH