Balanço prévio mostra conciliação em 55% dos processos
Até as 13h desta sexta-feira (8/12), o Dia Nacional da Conciliação contabilizou 16.136 audiências, realizadas em 14 Estados, mais o Distrito Federal. Deste total, 8.942 causas chegaram a acordo (55%). Todos os Estados, além do DF, participam do mutirão, somando 56 tribunais. Boa parte, porém, realiza audiências só durante a tarde. A expectativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é que se chegue a 60 mil audiências até o encerramento dos trabalhos.
O CNJ divulga levantamento parcial das estatísticas do Dia Nacional de Conciliação até às 18h30, quando ainda restarão contabilizar o fechamento das informações dos estados com fuso-horário.
Goiás é, até agora, o Estado que detém a melhor média de acordos realizados: 90,62%. Seguem, depois, Tocantins (61,21%), Rio Grande do Sul (60,54%), Paraná (59,84%) e Rio de Janeiro (55%).
Para o conselheiro Douglas Rodrigues, do CNJ, o índice de 55% de conciliações é "excelente, já sinalizando para o sucesso do Dia Nacional da Conciliação". Segundo o conselheiro, todo o Judiciário celebra o dia 8, "com a resolução de um número grande de conflitos, contribuindo para que a Justiça seja realmente ágil e efetiva".
Fonte: CNJ