Índices de conciliação alcançam resultados expressivos

08/12/2006 16:57 - Atualizado há 12 meses atrás

De todas as audiências de conciliação realizadas no Brasil até o momento, o índice de aproveitamento médio é de 55%. Os estados que mais se destacam na solução das controvérsias sem a necessidade de confronto judicial são Goiás (90,72%), Tocantins (61,20) e Rio Grande do Sul (60,54). Só em Goiás já foram realizadas mais de duas mil audiências.

Para o conselheiro Douglas Rodrigues, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os dados são excelentes. “Conciliar de fato, é legal. Em fim, o CNJ celebra o Dia da Justiça com esse expressivo resultado que contribui de maneira decisiva para a solução de conflitos no Brasil”, disse o conselheiro.

Foram designadas mais de 80 mil audiências de conciliação em todo o País. Os resultados finais, segundo Rodrigues, certamente demonstrarão a tendência de um alto índice de conciliação. Todos os seguimentos da Justiça brasileira (Trabalho, Federal e Estaduais) encamparam o Movimento pela Conciliação.

“O cidadão brasileiro está recebendo da Justiça mais um esforço no sentido de combater a morosidade, a lentidão, que tanto mal causa a sociedade brasileira”, finalizou Douglas Rodrigues.

LP/IN

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.